Pular para o conteúdo principal

Consciência Negra e Alteridade #2

Consciência Negra e Alteridade #2

“Alteridade é ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença” (Frei Betto)


Vinte de novembro é uma data dedicada à reflexão sobre a integração do negro na sociedade brasileira e também no valor de sua contribuição ao nosso país. 

Uma reflexão que não deve limitar-se a uma única data.

releitura da estátua a justiça Brasília

Direito à diferença

Devemos sim clamar por direitos iguais, mas, principalmente pelo “direito à diferença”, ou seja, vivermos sem discriminação, aceitando e respeitando as desigualdades (seja ela de cultura, crença ou característica pessoal). 

Alteridade

Daí a importância da vivência da palavra Alteridade: aprender com os diferentes, sem julgar, criticar, agredir ou excluir.

Cartilha para download

A propósito do tema, o site da Defensoria Pública do Estado de São Paulo disponibilizou para download (desde 2009) uma cartilha bacana, que explica o que é o direito à igualdade, previsto pela Constituição Federal, assim como o que é o direito à diferença. 

Para baixá-la clique aqui.


releitura estátua a justiça Brasília consciência negra

Sobre a imagem que ilustra a postagem

Ano passado, nesta mesma data, a ilustração foi inspirada na escultura “O Pensador” do famoso escultor francês Auguste Rodin (relembre clicando aqui). 

Este ano a inspiração para o desenho veio da estátua “A Justiça” do artista plástico, mineiro de Belo Horizonte, Alfredo Ceschiatti.

Fontes de pesquisa para composição do texto:
Livro “Unidos pelo amor” de Ermance Dufaux;
http://www.forumespirita.net/
https://sites.google.com/site/sergiofaleixo

Comentários

  1. Sua luta por UM MUNDO SEM DESCRIMINAÇÃO COM MAIS IGUALDADE E FRATERNIDADE REFLETE SEMPRE NOS SEUS TRABALHOS!
    Suas ilustrações sempre apresentando nossa diversidade racial tudo de uma maneira simples sem tentar ser panfletário admiro muito isso no seu trabalho e personalidade tenho orgulho de poder te chamar de meu amigo!
    Sobre o cãozinho lá no Baú você tem razão é bem isso mesmo foi meio intuitivo pensava que um cão da Mitologia terminava belo já tinha bolado a piada depois fui ver que era CÉRBERO tinha feito confusão pesquisando vi que eu tinha confundido com cerebelo mas vi que dava para encaixar por isso da brincadeira sobre o nome... Vixe falando demais! Um abraço mano!

    ResponderExcluir
  2. Admiro seu blog!
    Nao so pelos desenhos incriveis que vejo nele, como tambem por textos que estimulam as pessoas que o leem refletir nas suas atitudes e no mundo em geral...
    Posso nao comentar sempre, mas te afirmo que leio sempre!

    ResponderExcluir
  3. Mano voltei com uma dica o blog:
    http://tchezine.blogspot.com/ do amigo Denilson Reis fanzineiro das antiga vale uma visita! Bom Domingo!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh Meu amigo... As pessoas do nosso mundo ainda são tão preconceituosas e injustas umas com as outras... Ainda nos falta muito para vivermos como verdadeiros irmãos.

    Espero que as pessoas possam ao longo dessa vida ir refletindo e mudando os seus atos, enxergando o próximo como uma extensão de si mesmo.

    Sua criação ficou linda! Parabéns! Gosto de sua forma de nos levar a refletir sobre os temas!

    Um abraço com o meu carinho e amizade eterna!

    ResponderExcluir
  5. Grande amigo, boa tarde!

    Muito bem lembrado e bem colocado: JUSTIÇA PARA TODOS! Parabéns pela bela ilustração!

    Muito sucesso e paz.

    Do amigo de sempre, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  6. Milton,um post excelente para ler e reler,refletir e buscar melhorar nossas atitudes!Eu adorei te visitar!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Grande amigo Milton!! Que post fantástico!! Concordo com todos os amigos acima!! Hoje em dia pessoas como você é uma raridade, principalmente aqui no Brasil onde a maioria só quer levar vantagem sem se preocupar com as conseqüências...

    Abração e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  8. Milton,passando para reler seu post e agradecer seu carinho em meu blog tb!Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Po, demais essa postagem, meu amigo!
    Vc falou tudo aí

    Ah ilustração também ficou muito legal.

    Abraço!

    Ah, eu to fazendo a Lara Croft aqui!.. ahsushuasauh

    ResponderExcluir
  10. Milton,vim te visitar e estamos mais um ano há poucos dias do dia da consciencia negra!Esse seu trabalho ficou maravilhoso!bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar