Pular para o conteúdo principal

Consciência Negra e Alteridade #2

Consciência Negra e Alteridade #2

“Alteridade é ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença” (Frei Betto)


Vinte de novembro é uma data dedicada à reflexão sobre a integração do negro na sociedade brasileira e também no valor de sua contribuição ao nosso país. 

Uma reflexão que não deve limitar-se a uma única data.

releitura da estátua a justiça Brasília

Direito à diferença

Devemos sim clamar por direitos iguais, mas, principalmente pelo “direito à diferença”, ou seja, vivermos sem discriminação, aceitando e respeitando as desigualdades (seja ela de cultura, crença ou característica pessoal). 

Alteridade

Daí a importância da vivência da palavra Alteridade: aprender com os diferentes, sem julgar, criticar, agredir ou excluir.

Cartilha para download

A propósito do tema, o site da Defensoria Pública do Estado de São Paulo disponibilizou para download (desde 2009) uma cartilha bacana, que explica o que é o direito à igualdade, previsto pela Constituição Federal, assim como o que é o direito à diferença. 

Para baixá-la clique aqui.


releitura estátua a justiça Brasília consciência negra

Sobre a imagem que ilustra a postagem

Ano passado, nesta mesma data, a ilustração foi inspirada na escultura “O Pensador” do famoso escultor francês Auguste Rodin (relembre clicando aqui). 

Este ano a inspiração para o desenho veio da estátua “A Justiça” do artista plástico, mineiro de Belo Horizonte, Alfredo Ceschiatti.

Fontes de pesquisa para composição do texto:
Livro “Unidos pelo amor” de Ermance Dufaux;
http://www.forumespirita.net/
https://sites.google.com/site/sergiofaleixo

Comentários

  1. Sua luta por UM MUNDO SEM DESCRIMINAÇÃO COM MAIS IGUALDADE E FRATERNIDADE REFLETE SEMPRE NOS SEUS TRABALHOS!
    Suas ilustrações sempre apresentando nossa diversidade racial tudo de uma maneira simples sem tentar ser panfletário admiro muito isso no seu trabalho e personalidade tenho orgulho de poder te chamar de meu amigo!
    Sobre o cãozinho lá no Baú você tem razão é bem isso mesmo foi meio intuitivo pensava que um cão da Mitologia terminava belo já tinha bolado a piada depois fui ver que era CÉRBERO tinha feito confusão pesquisando vi que eu tinha confundido com cerebelo mas vi que dava para encaixar por isso da brincadeira sobre o nome... Vixe falando demais! Um abraço mano!

    ResponderExcluir
  2. Admiro seu blog!
    Nao so pelos desenhos incriveis que vejo nele, como tambem por textos que estimulam as pessoas que o leem refletir nas suas atitudes e no mundo em geral...
    Posso nao comentar sempre, mas te afirmo que leio sempre!

    ResponderExcluir
  3. Mano voltei com uma dica o blog:
    http://tchezine.blogspot.com/ do amigo Denilson Reis fanzineiro das antiga vale uma visita! Bom Domingo!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh Meu amigo... As pessoas do nosso mundo ainda são tão preconceituosas e injustas umas com as outras... Ainda nos falta muito para vivermos como verdadeiros irmãos.

    Espero que as pessoas possam ao longo dessa vida ir refletindo e mudando os seus atos, enxergando o próximo como uma extensão de si mesmo.

    Sua criação ficou linda! Parabéns! Gosto de sua forma de nos levar a refletir sobre os temas!

    Um abraço com o meu carinho e amizade eterna!

    ResponderExcluir
  5. Grande amigo, boa tarde!

    Muito bem lembrado e bem colocado: JUSTIÇA PARA TODOS! Parabéns pela bela ilustração!

    Muito sucesso e paz.

    Do amigo de sempre, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  6. Milton,um post excelente para ler e reler,refletir e buscar melhorar nossas atitudes!Eu adorei te visitar!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Grande amigo Milton!! Que post fantástico!! Concordo com todos os amigos acima!! Hoje em dia pessoas como você é uma raridade, principalmente aqui no Brasil onde a maioria só quer levar vantagem sem se preocupar com as conseqüências...

    Abração e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  8. Milton,passando para reler seu post e agradecer seu carinho em meu blog tb!Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Po, demais essa postagem, meu amigo!
    Vc falou tudo aí

    Ah ilustração também ficou muito legal.

    Abraço!

    Ah, eu to fazendo a Lara Croft aqui!.. ahsushuasauh

    ResponderExcluir
  10. Milton,vim te visitar e estamos mais um ano há poucos dias do dia da consciencia negra!Esse seu trabalho ficou maravilhoso!bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar