Pular para o conteúdo principal

Ouça no volume máximo #8

Ouça no volume máximo #8

Saudações galera, chegamos ao trabalho mais esperado da Legião, afinal a banda estava há 3 anos sem gravar juntos. 

Mas antes de explorarmos o disco quero lembrar que o texto abaixo é um breve resumo de informações coletadas em livros, revistas e internet. Os créditos são citados ao final.

A Tempestade (ou O Livro dos Dias)

Período de Gravação: janeiro a setembro de 1996
Data de lançamento: 20 de setembro de 1996
Produzido por: Dado Villa-Lobos e Legião Urbana

Legião Urbana A tempestade

Idéia inicial: álbum duplo

Em janeiro de 1996 a Legião Urbana entrava novamente num estúdio para registrar aquele que seria um dos últimos discos da banda. 

A idéia inicial era fazer um álbum duplo, pois foram gravadas canções que fariam parte do póstumo “Uma Outra Estação”, porém por motivos comercias ela foi abandonada. 

Disco mais esperado

Mesmo assim era o disco mais esperado. Suas canções eram de estilos diversos, desde melodias passando por blues, soul até lembranças de uma Legião punk (yeah!). 

Há músicas muito belas, porém é o menos tocado de toda carreira da banda.

A Via Láctea

A música de trabalho, “A Via Láctea”, traçava uma idéia de como seria o álbum, melancólico, onde Renato insinuava que algo estava errado. 

Foi o primeiro sucesso a ganhar as rádios e transformou-se numa declaração de adeus, com uma letra triste e reveladora sobre o estado de saúde do compositor.

Voz guia

Renato registrou quase todo o disco de primeira, e não voltou ao estúdio para regravar nada, exceto A Via Láctea. 

Tendo posto as vozes guia nas músicas, ele retirou-se para seu apartamento e de lá ficava acompanhando os trabalhos de Dado, Marcelo e Carlos Trilha. 

Suas observações nem sempre eram gentis, mesmo cansado passava horas ao telefone reclamando disso ou daquilo.

The Stonewall Celebration Concert

Durante o tempo que passou sem gravar com a Legião, Renato Russo lançou dois projetos solos. Um deles, chamado "The Stonewall Celebration Concert" com  21 canções em inglês. 

The Stonewall Celebration Concert

Este trabalho foi gravado para a campanha do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. No encarte deste CD há ainda endereços de várias ONGs.

Equilíbrio Distante

Renato gravou também um disco em italiano, "Equilíbrio Distante". O álbum foi um sucesso de vendas surpreendente! 

Equilíbrio Distante

Já nessa época os rumores dizendo que o cantor era portador do vírus da AIDS começaram a ficar mais freqüentes, e ele passou a ficar cada vez mais recluso. 

Culto à personalidade do Renato

Depois da fase limpa (“O Descobrimento doBrasil”) Renato voltara a brigar com a bebida e a se machucar... Ele também sentia-se incomodado pelo rumo que o culto à sua personalidade havia tomado.

Tempestade interior

Segundo a mãe do cantor, Maria do Carmo Manfredini, o nome de seu último álbum revela bem o estado de espírito de seu filho, pouco antes de sua morte. 

Ele dizia que queria muito fazer deste trabalho algo muito especial, pois não sabia se faria outro. Este nome foi escolhido porque havia uma tempestade dentro dele.

Vinda do pai

Nos seus três últimos meses de vida, com o agravamento da enfermidade, o pai do cantor veio de Brasília para ficar permanentemente ao lado do filho.

Renato não se entregou, porém perdeu a guerra, pois após abandonar e retomar o tratamento no decorrer dos anos, e as recaídas em álcool (ou outras drogas) fizeram os remédios perderem o efeito, e isto agravou a fase aguda da AIDS.

Carisma e canções inesquecíveis

Renato era um verdadeiro astro do rock, dono de um carisma inegável, um enorme talento para compor letras inesquecíveis e um poder assustador sobre o público. 

Dança hipnótica

Ao vivo a banda superava qualquer outra atração do rock brasileiro. Havia claro, a competência de Dado e Marcelo (precisos em seus instrumentos), mas era Renato quem levava o público à loucura com suas frases de alertas, ternas ou agressivas, e sua dança hipnótica (alusão a Jim Morrison dos The Doors).

Renato desencarna em 11 de outubro de 1996, às 1 h 15 m.


Tempo completo

Antes de passarmos para as curiosidades gostaria de reproduzir uma frase emocionada de sua mãe logo após as cinzas do cantor ter sido espalhadas no sítio do paisagista Burle Marx

"...Deus dá o tempo da gente, Deus levou ele na hora certa. Eu agradeço a Deus, sempre falo: agradeço, agradeço... O tempo do meu filho foi um tempo completo, ele não deixou espaço, então Deus faz o que tem que ser feito, Deus faz na hora certa e a gente não tem que reclamar de nada..." (Maria do Carmo Manfredini)

Curiosidades:

♫ A autobiográfica “Clarisse” (canção que fala de uma menina de 14 anos que trancada no banheiro fazia marcas no corpo com um pequeno canivete) após muita discussão entre os membros da banda, foi mantida fora do disco. Renato achava que os fãs não mereciam ouvi-lo cantar (num comovente primeiro take, sem errar) versos como “...deitada num canto, seus tornozelos sangram / e a dor é menor do que parece / quando ela se corta, ela se esquece / que é impossível ter da vida calma e força...”

♫ Durante as gravações, Renato estava muito fraco e abatido pela doença, tanto podia reagir explosivamente a um simples “tudo bem”, como era capaz também de carinhosamente cantar “La solitudine” à capela para a cozinheira do estúdio, dona Penha;

♫ “L’avventura” era o titulo de um filme de Michelangelo Antonioni;

♫ “Leila” é a canção mais descontraída do álbum;

♫ “Dezesseis” chama a atenção por ser uma música com storyboard, ou seja, conta a história de um garoto que morre (suicida-se) em um racha;
  
♫ As primeiras edições do disco vieram com uma capa especial em formatação de livro (no mesmo formato em que foi lançado “Equilíbrio Distante”). Mais tarde, ambos os discos foram relançados na caixa tradicional, de plástico;

♫ Renato recusou-se a tirar fotos para o álbum, tendo sido usada uma foto tirada durante as sessões de fotos de "Equilibrio Distante";

♫ Em "A Tempestade", não constam agradecimentos e nem as tradicionais frases "Urbana Legio Omnia Vincit" (Legião Urbana a tudo vence) e “Força sempre”;

♫ A faixa "1º de Julho" (feita por Renato para Cássia Eller)foi gravada durante as sessões de gravação de “The Stonewall Celebration Concert” em 1994;

♫ O cantor porto riquenho Ricky Martin gravou uma versão em espanhol de "A Via Láctea", intitulada "Gracias por Pensar en Mi" em seu álbum MTV Unplugged, de 2007;

♫ Em março de 1996 o avião no qual viajava o grupo Mamonas Assassinas espatifou-se contra a serra da Cantareira. Renato, comovido pois admirava a energia daqueles garotos, mandou publicar nos jornais um anúncio no qual se despedia dos colegas de gravadora: “Adeus, Mamonas, um abraço sincero da Legião”. Era mais um de seus gestos de generosidade, como doações a instituições de caridade e sobretudo a grupos de auto ajuda;

♫ “A fórmula do amor” do amigo Léo Jaime fazia parte de um projeto de Renato de gravar um álbum somente com canções brasileiras alheias;

♫ O músico deixara instruções para o que queria que fosse feito com seu corpo após o desencarne. Desejava ser cremado e ter as cinzas espalhadas no sítio do paisagista Burle Marx;

♫ A epígrafe logo no início do encarte foi tirada do livro “Serafim Ponte Grande”, de Oswald de Andrade, e era de uma melancolia avassaladora: “O Brasil é uma república federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus.”

Crédito dos textos:

Livro ‘Renato Russo’ de Arthur Dapieve da série Perfis do Rio;
http://www.legiaonaveia.com.br de Michel Zylberberg;
http://www.osoprododragao.com
http://bloglegionario.blogspot.com
http://pt.wikipedia.org

1- Natália
2- L’avventura
3- Música de trabalho
4- Longe do meu lado
5- A Via Láctea
6- Música ambiente
7- Aloha
8- Soul Parsifal
9- Dezesseis
10- Mil pedaços
11- Leila
12- 1º de julho
13- Esperando por mim
14- Quando você voltar
15- O livro dos dias

Comentários

  1. Grande Milton, que presente maravilhoso vc me trás logo pela manhã...

    Tudo o que se fala de legião pra mim, claro bem, é perfeito...

    Eles mudaram a minha vida, me apresentaram a escrita, a música, a revolução...

    Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Oi Meu Amigo... Tudo bem?
    Espero de coração que sim!
    Começou bem a semana heim?

    O Renato era realmente uma pessoa especial. Tem uma frase dele que acho muito forte: "Meu silêncio grita, meu olhar entrega, mas ninguém percebe." Para mim ele tinha uma grande sede de viver!

    Tenha uma ótima semana, repleta de boas inspirações!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Milton,

    Também lhe agradeço pela visita. Seu blog é muito interessante: vida inteligente na blogosfera.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Grande Milton!! Belíssimo post!! Apesar de não ter vivido o período que o Legião fez sucesso, minha irmã era fã e continua até hoje, foi através dela que conheci essa maravilhosa banda!! :D

    Abração e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  5. Olá =D Voltei hehehe, obrigado por ir ao meu blog =D
    Poucas pessoas sabem sobre meus bonecos, fiquei feliz com o comentário =D
    Infezlimente eu também peguei não peguei a época boa do renato, ele já havia parado de cantar =\
    Mas adorei o post, sempre conhecer um pouco sobre quem esta atras das letras é bom, não apenas ouvi-las =D
    Ahh, meu nome...bom, é da padroeira de Paris, meio diferente né =) Porem meu pai tirou de um livro o qual era de uma princesa francesa. Na frança meu nome é muito comum, e antigamente no Brasil eram as genovevas heheheehe!

    ResponderExcluir
  6. UaUUUUUUUUUU! Que post magnífico!
    Milton, obrigada por essa aula de Legião. O meu repertório foi ampliado e enriquecido com sucesso.

    Bjo grande e abraço na alma.
    Diva L.

    ResponderExcluir
  7. Oi Kennedy, boa noite!
    Já "terminei"( a gente não sabe nunca se terminou} a HQ do Bacurau. Vc acho é um dos poucos que sabiam dele.Estamos, o vereador que banca a história e eu, vendo um jeito de fazer uma revista.
    Darei notícias a vc.
    Abração apertado amigo.
    Berzé

    ResponderExcluir
  8. Grande amigo Milton, blz?
    Parabéns pela postagem e divulgação desta que foi e é um ícone da nossa música...

    Que Deus te abençoe e obrigado pelos gentis comentários, camarada!

    Muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  9. Mil parabéns!!!!
    Te desejo muito muito sucesso!!!!
    Adoroi conhecer o seu blog
    Andréa

    ResponderExcluir
  10. Esses posts sã muito legais! Eu estava lendo e ao mesm tempo parava para procurar o Youtube as canções que era dissecadas aqui! Gosto muito...maravilhoso trabalho. Parabéns!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.