Pular para o conteúdo principal

Dia do Saci

Dia do Saci

Hoje, 31 de outubro, é o dia de um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro, o Saci Pererê. 

E não é coincidência o fato desta data ser comemorada no mesmo dia do Halloween. 

Folclore brasileiro

A intenção é valorizar e divulgar nosso folclore, diminuindo assim a influência da cultura norte americana em nosso país.

Travesso e brincalhão

Divertido, travesso e brincalhão, o comportamento do Saci é sua característica marcante, e apesar das traquinagens ele jamais pratica atos maldosos ou prejudiciais a alguém.


desenho do Saci nas redes sociais

Uma perna só

A figura mais conhecida deste personagem é a de um menino negro, de uma perna só e gorro vermelho na cabeça, contudo nem sempre foi assim. 

Em uma antiga lenda indígena, ele era um curumim ‘arteiro’ (com as duas pernas) e defensor das florestas.

Monteiro Lobato

No interior do Brasil a crença neste personagem ainda é forte, porém ele chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, televisão e das histórias em quadrinhos. 

O escritor Monteiro Lobato foi um dos primeiros a retratar o Saci na literatura infantil.

Os Folcloristas

A propósito do tema, gostaria de indicar o blog Os Folcloristas, do roteirista e colega André Ricardo C. Pereira, que apresenta (de forma criativa) através de seus quadrinhos, várias criaturas do nosso folclore e da nossa cultura. 

E o interessante é que, além das aventuras se passarem num Brasil atual, André intercala aos desenhos, poemas curtos semelhantes às cantigas de roda. Apareçam por lá 😁

Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm
www.joildo.net/artigos/nada-de-halloween-hoje-e-dia-do-saci

Comentários

  1. Olá Kennedy,
    Valeu por recomendar meu Blog, também tinha preparado um post especial pro dia de hoje, mas o PC quebrou...

    Mas faz parte...rs
    Obrigado mesmo pela força...

    Fraternalmente,

    André Ricardo C. Pereira

    ResponderExcluir
  2. Que postagem mais oportuna! Estava falando sobre isso hoje mesmo com minha esposa: de como a mídia pouco valoriza nossa cultura, cedendo amplo espaço a cultura estrangeira (no caso do Dia das Bruxas, a cultura americana). Mais uma vez, oportuna postagem amigo. A ilustração nem se fala...

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Po, que bala ficou essa versão moderna do Saci! suashasauhsa
    Muito interessante essa postagem bateu saudades da época que eu assistia o sitio.

    Ah, já coloquei a lara na minha lista aqui, eu postei a pouco tempo uma em cartoon/chibi, mas eu vou fazer uma com proporções mais adultas agora.. husauauh

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. BOm sempre divulgar a cultura de nosso povo... Lendas!

    Maravilha!

    ResponderExcluir
  5. oiee

    ahh eu sabia sim desta data, mas éq adoro influencias americanas :) heheheh

    sem contar q o saci é o simbolo do nosso maior rival no futebol =/ nao gosto do saci! hehehehehe

    :)

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Esse saci tá aprontando com meu computador, hotmail e blog tô apanhando pra caramba!
    Bem bolado esse Saci moderninho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.