Pular para o conteúdo principal

Clínica diferenciada

Clínica diferenciada

A elaboração deste projeto foi um desafio, já que o objetivo dos clientes era transformar uma casa residencial em clínica. 

Complexidade: três pavimentos

E a maior complexidade do trabalho era o fato da edificação ser dividida em 3 pavimentos (garagem, térreo e piso superior). 


Projeto arquitetônico Clínica

Dificuldade de acessibilidade

O local é bem favorável comercialmente, pois a casa está situada convenientemente muito próxima ao centro da cidade, porém existiam as dificuldades de acessibilidade e os materiais de acabamento não adequados a um ambiente clínico.

Projeto adequação de Clínica

Plataforma panorâmica para cadeirantes

A proposta de adequação que elaborei (em conformidade com as normas que regulamentam os projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde) propunha a criação de novos ambientes, rampas de acesso e uma plataforma para ‘cadeirantes’ panorâmica. 

Proporcionando assim à maior quantidade possível de pessoas (independentemente da idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção) a utilização de maneira autônoma e segura da clínica. 


Transformar casa em clínica

Ambientes agradáveis para os pacientes

Todo o projeto foi planejado para deixar o local o mais agradável possível aos pacientes. A antiga sala de estar/jantar foi transformada em recepção, uma vez que há no local uma área de ventilação que pode ser utilizada como um atraente e aprazível jardim. 

Já as suítes do piso superior viraram consultórios (visto que tinham o espaço físico mais amplo). 


Foram planejados ainda, ambientes para implantação de um ‘futuro’ atendimento fisioterápico, com salas para cinesioterapia, mecanoterapia, etc.

Agradecimento

Quero expressar aqui minha gratidão à professora Sandra Regina Remondi Introcaso Paschoal pela confiança e por acreditar no meu trabalho. Foi uma verdadeira alegria realizar este projeto.

Ficha técnica

Adequação de residência em clínica
Projeto de arquitetura: Milton Kennedy Aquino
Local: Alfenas MG
Área: 343,44

Comentários

  1. Grande amigo, boa noite.

    Seus projetos são incríveis! A clínica ficou linda, parabéns! Sua criatividade e preocupação com o espaço físico e com as pessoas são inerentes ao excelente arquiteto que és, amigo Milton.

    Deixo aqui meus votos de muito sucesso e, mais uma vez, parabénizá-lo pelo belíssimo trabalho.

    Muita paz e que Deus continue te iluminando.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Fico admirado dessa sua capacidade de atuar em várias áreas. É claro, tem a sua criatividade que unifica todas.
    Abração!
    Berzé

    ResponderExcluir
  3. Milton,que beleza de projeto!Precisa mesmo ter muita sensibilidade e tb senso prático para fazer um projeto de uma clinica!Seu trabalho é mesmo valoroso1Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Milton!
    Começou como um desafio e virou um ótimo trabalho.
    Ficou incrível, muito bonita mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o projeto, ficou lindo!
    Um abraço, Mari.
    http://artmarirodrigues.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o arquiteto, nos dias de hoje, além de seguir as normas convencionais, tenha que enxergar além da beleza.

    Parabéns pelo trabalho!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  7. Excelente capacidade de aplicar os conhecimentos em diferentes realidades.
    Bom domingo e uma semana maravilhosa.
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Grande amigo Milton!! Que projeto é esse... Simplesmente Genial!! Concordo com todos os amigos acima, transformar uma casa residencial em uma clínica deve ter sido bem complexo, só sendo um brilhante profissional para fazer isso!! Vendo as imagens de antes e depois da casa, da para ter uma noção da dificuldade, mas o resultado ficou fantástico!! :D

    Abração e fica com Deus!!

    E obrigado pelos comentários lá no blog também. ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar