Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #7

AutoCADicas #7

Saudações amigos, para aqueles que curtem o AutoCAD (assim como eu), a dica de hoje é bem bacana. 

Trata-se do comando Filter, uma ferramenta pouco utilizada pela maioria dos usuários, mas extremamente útil!


Dicas e truques de AutoCAD

Vários desenhos em um único layer

Imagine que você recebeu um arquivo grande, com vaaaaários desenhos e precise alterar muitas entidades, porém o desenhista fez tudo em um único layer, diferenciando apenas pelas cores, ou seja, não houve definição de uma camada para cada elemento. 

E agora? 

Você até poderia selecionar os objetos de uma determinada cor e jogá-los em um layer, entretanto mudar tudo na mão (um por um) levaria um tempão!

Comando Filter

É aí que entra o “filtro” do AutoCAD. Basta estabelecer algumas regras do comando para que, somente os objetos com uma determinada característica sejam selecionados, daí você pode apagar, mover, congelar, explodir, editar ou o que mais quiser.


Dicas e truques de AutoCAD

Como a mágica funciona?

Funciona assim: acione o comando filter (atalho fi), na janela que surgir vá em “Select Filter” e onde aparece Arc selecione a opção Color, agora em “Select...” escolha a cor que deseja selecionar. 

Clique no botão “Add to List”, perceba que o item foi adicionado à lista. 

Caso queira modificar objetos que, além da cor tenha outra propriedade específica, acrescente também essa propriedade à lista (por exemplo: objetos na cor BLUE, mas somente com linhas HIDDEN). 

Volte ao campo “Select Filter”, selecione agora a opção Linetype, em “Select...” escolha hidden e clique novamente no botão “Add to List”. 

Pronto agora basta clicar em “Apply” e selecionar com uma janela a região do desenho que quer alterar (se preferir pode digitar ALL e todas as entidades na cor blue e com a linha hidden serão selecionadas), agora você pode apagar, mover, editar, explodir ou o que desejar. Rápido e fácil.

Uma poderosa ferramenta

Isto foi somente um exemplo simples, afinal o comando “Filter” é muito poderoso e dá pra criar regras complexas como a seleção de vários tipos de objetos simultaneamente.


Créditos da dica: João RicardoSpagnollo e site AditivoCAD

Dicas extras:

-Você pode definir e “salvar” sua regra de filtragem. Para isso vá ao campo de texto em frente ao botão “Save As...” e digite um nome qualquer para a regra, em seguida clique neste mesmo botão.

-Caso queira executar a ação FILTER dentro de um outro comando (CHANGE, por exemplo) basta digitar uma apostrofe antes do nome, ficando ‘FILTER.

Comentários

  1. Grande amigo,

    Valeu pela dica do FILTER... Também utilizo o Autocad e será bem útil para mim. Obrigado e parabéns pela iniciativa e ajuda.

    "Acrescentai à piedade, amor fraterno e ao amor fraterno a caridade". II Pedro 1:7.

    Muita paz e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Milton, não utilizo o Autocad, mas meu filho sim, vou mostrar pra ele essa sua dica, mesmo sem entender, eu achei super interessante e de grande valor.

    Quero agradecer teu carinho lá no Rabiscos, é uma alegria te ver lá e saber que gostou dos meus rabiscos, as vezes meio menina, mas é que eu adoro soltar esse lado meu...rsrs.

    Um beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Fala, Milton!
    Po, muito legal, o Autocad parece ser bem complicado, essas dicas são muito úteis.
    Facilita a vida do pessoal!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. INfelizmente não vou poder comentar o post, pois não entendo nada de AUTOCad, enfim...

    Agradecer as tuas visitas constantes no meu espaço...

    Bom sempre ter a tua opinião por lá...

    Abraços, caro legionário!

    ResponderExcluir
  5. Legal Milton! Acho bem bacana a idéia de sempre passar conteúdos além das ilustrações!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Grande amigo Milton!! Suas dicas de AutoCad são ótimas!! Apesar de nunca ter usado o software, sei que são dicas assim, que ajudam muitas pessoas. Parabéns pela dica do Filter!! :D

    Abração e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Milton! Nunca usei o AutoCad, mas pretendo usar um dia. :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Kennedy...
    Adoro conhecer novos programas... Mas confesso que esse aí eu nunca conheci. Ele é mais para projetos arquitetônicos?
    Deve ser muito interessante!

    Espero que tudo esteja bem contigo!

    Um abraço carinhoso ;)

    OBS: A música da vez é demais! Adoro INXS... Muito show!

    ResponderExcluir
  9. Olá Milton...também gostei do texto lá no Verseiro...rs
    Então...to aqui retribuindo a visita e como de costume levando a dica para minha filha...sinto que a cada aula o interesse dela vai aumentando...está mais empolgada...rs
    Um abraço na alma...valeu pelas dicas pela amizade
    Bom fim de semana pra você e todos os seus
    Valeuuuu!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar