Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #7

AutoCADicas #7

Saudações amigos, para aqueles que curtem o AutoCAD (assim como eu), a dica de hoje é bem bacana. 

Trata-se do comando Filter, uma ferramenta pouco utilizada pela maioria dos usuários, mas extremamente útil!


Dicas e truques de AutoCAD

Vários desenhos em um único layer

Imagine que você recebeu um arquivo grande, com vaaaaários desenhos e precise alterar muitas entidades, porém o desenhista fez tudo em um único layer, diferenciando apenas pelas cores, ou seja, não houve definição de uma camada para cada elemento. 

E agora? 

Você até poderia selecionar os objetos de uma determinada cor e jogá-los em um layer, entretanto mudar tudo na mão (um por um) levaria um tempão!

Comando Filter

É aí que entra o “filtro” do AutoCAD. Basta estabelecer algumas regras do comando para que, somente os objetos com uma determinada característica sejam selecionados, daí você pode apagar, mover, congelar, explodir, editar ou o que mais quiser.


Dicas e truques de AutoCAD

Como a mágica funciona?

Funciona assim: acione o comando filter (atalho fi), na janela que surgir vá em “Select Filter” e onde aparece Arc selecione a opção Color, agora em “Select...” escolha a cor que deseja selecionar. 

Clique no botão “Add to List”, perceba que o item foi adicionado à lista. 

Caso queira modificar objetos que, além da cor tenha outra propriedade específica, acrescente também essa propriedade à lista (por exemplo: objetos na cor BLUE, mas somente com linhas HIDDEN). 

Volte ao campo “Select Filter”, selecione agora a opção Linetype, em “Select...” escolha hidden e clique novamente no botão “Add to List”. 

Pronto agora basta clicar em “Apply” e selecionar com uma janela a região do desenho que quer alterar (se preferir pode digitar ALL e todas as entidades na cor blue e com a linha hidden serão selecionadas), agora você pode apagar, mover, editar, explodir ou o que desejar. Rápido e fácil.

Uma poderosa ferramenta

Isto foi somente um exemplo simples, afinal o comando “Filter” é muito poderoso e dá pra criar regras complexas como a seleção de vários tipos de objetos simultaneamente.


Créditos da dica: João RicardoSpagnollo e site AditivoCAD

Dicas extras:

-Você pode definir e “salvar” sua regra de filtragem. Para isso vá ao campo de texto em frente ao botão “Save As...” e digite um nome qualquer para a regra, em seguida clique neste mesmo botão.

-Caso queira executar a ação FILTER dentro de um outro comando (CHANGE, por exemplo) basta digitar uma apostrofe antes do nome, ficando ‘FILTER.

Comentários

  1. Grande amigo,

    Valeu pela dica do FILTER... Também utilizo o Autocad e será bem útil para mim. Obrigado e parabéns pela iniciativa e ajuda.

    "Acrescentai à piedade, amor fraterno e ao amor fraterno a caridade". II Pedro 1:7.

    Muita paz e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Milton, não utilizo o Autocad, mas meu filho sim, vou mostrar pra ele essa sua dica, mesmo sem entender, eu achei super interessante e de grande valor.

    Quero agradecer teu carinho lá no Rabiscos, é uma alegria te ver lá e saber que gostou dos meus rabiscos, as vezes meio menina, mas é que eu adoro soltar esse lado meu...rsrs.

    Um beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Fala, Milton!
    Po, muito legal, o Autocad parece ser bem complicado, essas dicas são muito úteis.
    Facilita a vida do pessoal!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. INfelizmente não vou poder comentar o post, pois não entendo nada de AUTOCad, enfim...

    Agradecer as tuas visitas constantes no meu espaço...

    Bom sempre ter a tua opinião por lá...

    Abraços, caro legionário!

    ResponderExcluir
  5. Legal Milton! Acho bem bacana a idéia de sempre passar conteúdos além das ilustrações!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Grande amigo Milton!! Suas dicas de AutoCad são ótimas!! Apesar de nunca ter usado o software, sei que são dicas assim, que ajudam muitas pessoas. Parabéns pela dica do Filter!! :D

    Abração e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Milton! Nunca usei o AutoCad, mas pretendo usar um dia. :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Kennedy...
    Adoro conhecer novos programas... Mas confesso que esse aí eu nunca conheci. Ele é mais para projetos arquitetônicos?
    Deve ser muito interessante!

    Espero que tudo esteja bem contigo!

    Um abraço carinhoso ;)

    OBS: A música da vez é demais! Adoro INXS... Muito show!

    ResponderExcluir
  9. Olá Milton...também gostei do texto lá no Verseiro...rs
    Então...to aqui retribuindo a visita e como de costume levando a dica para minha filha...sinto que a cada aula o interesse dela vai aumentando...está mais empolgada...rs
    Um abraço na alma...valeu pelas dicas pela amizade
    Bom fim de semana pra você e todos os seus
    Valeuuuu!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.