Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #7

AutoCADicas #7

Saudações amigos, para aqueles que curtem o AutoCAD (assim como eu), a dica de hoje é bem bacana. 

Trata-se do comando Filter, uma ferramenta pouco utilizada pela maioria dos usuários, mas extremamente útil!


Dicas e truques de AutoCAD

Vários desenhos em um único layer

Imagine que você recebeu um arquivo grande, com vaaaaários desenhos e precise alterar muitas entidades, porém o desenhista fez tudo em um único layer, diferenciando apenas pelas cores, ou seja, não houve definição de uma camada para cada elemento. 

E agora? 

Você até poderia selecionar os objetos de uma determinada cor e jogá-los em um layer, entretanto mudar tudo na mão (um por um) levaria um tempão!

Comando Filter

É aí que entra o “filtro” do AutoCAD. Basta estabelecer algumas regras do comando para que, somente os objetos com uma determinada característica sejam selecionados, daí você pode apagar, mover, congelar, explodir, editar ou o que mais quiser.


Dicas e truques de AutoCAD

Como a mágica funciona?

Funciona assim: acione o comando filter (atalho fi), na janela que surgir vá em “Select Filter” e onde aparece Arc selecione a opção Color, agora em “Select...” escolha a cor que deseja selecionar. 

Clique no botão “Add to List”, perceba que o item foi adicionado à lista. 

Caso queira modificar objetos que, além da cor tenha outra propriedade específica, acrescente também essa propriedade à lista (por exemplo: objetos na cor BLUE, mas somente com linhas HIDDEN). 

Volte ao campo “Select Filter”, selecione agora a opção Linetype, em “Select...” escolha hidden e clique novamente no botão “Add to List”. 

Pronto agora basta clicar em “Apply” e selecionar com uma janela a região do desenho que quer alterar (se preferir pode digitar ALL e todas as entidades na cor blue e com a linha hidden serão selecionadas), agora você pode apagar, mover, editar, explodir ou o que desejar. Rápido e fácil.

Uma poderosa ferramenta

Isto foi somente um exemplo simples, afinal o comando “Filter” é muito poderoso e dá pra criar regras complexas como a seleção de vários tipos de objetos simultaneamente.


Créditos da dica: João RicardoSpagnollo e site AditivoCAD

Dicas extras:

-Você pode definir e “salvar” sua regra de filtragem. Para isso vá ao campo de texto em frente ao botão “Save As...” e digite um nome qualquer para a regra, em seguida clique neste mesmo botão.

-Caso queira executar a ação FILTER dentro de um outro comando (CHANGE, por exemplo) basta digitar uma apostrofe antes do nome, ficando ‘FILTER.

Comentários

  1. Grande amigo,

    Valeu pela dica do FILTER... Também utilizo o Autocad e será bem útil para mim. Obrigado e parabéns pela iniciativa e ajuda.

    "Acrescentai à piedade, amor fraterno e ao amor fraterno a caridade". II Pedro 1:7.

    Muita paz e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Milton, não utilizo o Autocad, mas meu filho sim, vou mostrar pra ele essa sua dica, mesmo sem entender, eu achei super interessante e de grande valor.

    Quero agradecer teu carinho lá no Rabiscos, é uma alegria te ver lá e saber que gostou dos meus rabiscos, as vezes meio menina, mas é que eu adoro soltar esse lado meu...rsrs.

    Um beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Fala, Milton!
    Po, muito legal, o Autocad parece ser bem complicado, essas dicas são muito úteis.
    Facilita a vida do pessoal!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. INfelizmente não vou poder comentar o post, pois não entendo nada de AUTOCad, enfim...

    Agradecer as tuas visitas constantes no meu espaço...

    Bom sempre ter a tua opinião por lá...

    Abraços, caro legionário!

    ResponderExcluir
  5. Legal Milton! Acho bem bacana a idéia de sempre passar conteúdos além das ilustrações!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Grande amigo Milton!! Suas dicas de AutoCad são ótimas!! Apesar de nunca ter usado o software, sei que são dicas assim, que ajudam muitas pessoas. Parabéns pela dica do Filter!! :D

    Abração e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Milton! Nunca usei o AutoCad, mas pretendo usar um dia. :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Kennedy...
    Adoro conhecer novos programas... Mas confesso que esse aí eu nunca conheci. Ele é mais para projetos arquitetônicos?
    Deve ser muito interessante!

    Espero que tudo esteja bem contigo!

    Um abraço carinhoso ;)

    OBS: A música da vez é demais! Adoro INXS... Muito show!

    ResponderExcluir
  9. Olá Milton...também gostei do texto lá no Verseiro...rs
    Então...to aqui retribuindo a visita e como de costume levando a dica para minha filha...sinto que a cada aula o interesse dela vai aumentando...está mais empolgada...rs
    Um abraço na alma...valeu pelas dicas pela amizade
    Bom fim de semana pra você e todos os seus
    Valeuuuu!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXIMO ”

C.M.E.

C.M.E. A Central de Material Esterilizado (CME) é uma das unidades mais importantes de um hospital, é ela que recebe, limpa, prepara, esteriliza, armazena e distribui todos os instrumentos cirúrgicos que não são de uso único, tais como pinças, tesouras, bisturis, etc. Em 2002 , em parceria com a arquiteta Ana Maria Anunciação , elaborei o projeto da nova Central de Material Esterilizado para o Hospital Universitário Alzira Velano .  O objetivo do reitor, professor Edson, era fazer algo maior e moderno. Local estratégico Como uma CME não atende exclusivamente ao Bloco Cirúrgico, e sim a todo hospital foi necessário fazer um estudo de um local estratégico. Optamos em situar esta unidade entre os blocos dois e três, mais precisamente entre a UTI e o Centro Cirúrgico. Projeto em conformidade com a RDC nº 50 da ANVISA O projeto desta nova CME, orientado pelas profissionais de saúde, Regina de Fátima M. Rocha, Alzira Danielle Pereira, e também pelo Engenheiro Oswaldo Luiz Mariano, fo