terça-feira, 25 de outubro de 2011

AutoCADicas #7

Saudações amigos, para aqueles que curtem o AutoCAD (assim como eu), a dica de hoje é bem bacana. Trata-se do comando Filter, uma ferramenta pouco utilizada pela maioria dos usuários, mas extremamente útil!

Dicas e truques de AutoCAD

Imagine que você recebeu um arquivo grande, com vaaaaários desenhos e precise alterar muitas entidades, porém o desenhista fez tudo em um único layer, diferenciando apenas pelas cores, ou seja, não houve definição de uma camada para cada elemento. E agora? Você até poderia selecionar os objetos de uma determinada cor e jogá-los em um layer, entretanto mudar tudo na mão (um por um) levaria um tempão!
É aí que entra o “filtro” do AutoCAD. Basta estabelecer algumas regras do comando para que, somente os objetos com uma determinada característica sejam selecionados, daí você pode apagar, mover, congelar, explodir, editar ou o que mais quiser.

Dicas e truques de AutoCAD

         Funciona assim: acione o comando filter (atalho fi), na janela que surgir vá em “Select Filter” e onde aparece Arc selecione a opção Color, agora em “Select...” escolha a cor que deseja selecionar. Clique no botão “Add to List”, perceba que o item foi adicionado à lista. Caso queira modificar objetos que, além da cor tenha outra propriedade específica, acrescente também essa propriedade à lista (por exemplo: objetos na cor BLUE, mas somente com linhas HIDDEN). Volte ao campo “Select Filter”, selecione agora a opção Linetype, em “Select...” escolha hidden e clique novamente no botão “Add to List”. Pronto agora basta clicar em “Apply” e selecionar com uma janela a região do desenho que quer alterar (se preferir pode digitar ALL e todas as entidades na cor blue e com a linha hidden serão selecionadas), agora você pode apagar, mover, editar, explodir ou o que desejar. Rápido e fácil.

  Isto foi somente um exemplo simples, afinal o comando “Filter” é muito poderoso e dá pra criar regras complexas como a seleção de vários tipos de objetos simultaneamente.

Créditos da dica: João RicardoSpagnollo e site AditivoCAD

Dicas extras:

-Você pode definir e “salvar” sua regra de filtragem. Para isso vá ao campo de texto em frente ao botão “Save As...” e digite um nome qualquer para a regra, em seguida clique neste mesmo botão.


-Caso queira executar a ação FILTER dentro de um outro comando (CHANGE, por exemplo) basta digitar uma apostrofe antes do nome, ficando ‘FILTER.

10 comentários, é um milagre!

Emerson Fialho disse...

Grande amigo,

Valeu pela dica do FILTER... Também utilizo o Autocad e será bem útil para mim. Obrigado e parabéns pela iniciativa e ajuda.

"Acrescentai à piedade, amor fraterno e ao amor fraterno a caridade". II Pedro 1:7.

Muita paz e sucesso.

Berzé disse...

Fantástico Kennedy!
Berzé

Majoli disse...

Milton, não utilizo o Autocad, mas meu filho sim, vou mostrar pra ele essa sua dica, mesmo sem entender, eu achei super interessante e de grande valor.

Quero agradecer teu carinho lá no Rabiscos, é uma alegria te ver lá e saber que gostou dos meus rabiscos, as vezes meio menina, mas é que eu adoro soltar esse lado meu...rsrs.

Um beijo com carinho.

Jonathan Pires disse...

Fala, Milton!
Po, muito legal, o Autocad parece ser bem complicado, essas dicas são muito úteis.
Facilita a vida do pessoal!

Abração!

MAILSON FURTADO disse...

INfelizmente não vou poder comentar o post, pois não entendo nada de AUTOCad, enfim...

Agradecer as tuas visitas constantes no meu espaço...

Bom sempre ter a tua opinião por lá...

Abraços, caro legionário!

Bruno Comotti disse...

Legal Milton! Acho bem bacana a idéia de sempre passar conteúdos além das ilustrações!
Parabéns!

O Alquimista3D disse...

Grande amigo Milton!! Suas dicas de AutoCad são ótimas!! Apesar de nunca ter usado o software, sei que são dicas assim, que ajudam muitas pessoas. Parabéns pela dica do Filter!! :D

Abração e fica com Deus!!

Julio Kansas disse...

Olá Milton! Nunca usei o AutoCad, mas pretendo usar um dia. :)

Tatiana Moreira disse...

Oi Kennedy...
Adoro conhecer novos programas... Mas confesso que esse aí eu nunca conheci. Ele é mais para projetos arquitetônicos?
Deve ser muito interessante!

Espero que tudo esteja bem contigo!

Um abraço carinhoso ;)

OBS: A música da vez é demais! Adoro INXS... Muito show!

Elcio Tuiribepi disse...

Olá Milton...também gostei do texto lá no Verseiro...rs
Então...to aqui retribuindo a visita e como de costume levando a dica para minha filha...sinto que a cada aula o interesse dela vai aumentando...está mais empolgada...rs
Um abraço na alma...valeu pelas dicas pela amizade
Bom fim de semana pra você e todos os seus
Valeuuuu!!!

Related Posts with Thumbnails