Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #7

AutoCADicas #7

Saudações amigos, para aqueles que curtem o AutoCAD (assim como eu), a dica de hoje é bem bacana. 

Trata-se do comando Filter, uma ferramenta pouco utilizada pela maioria dos usuários, mas extremamente útil!


Dicas e truques de AutoCAD

Vários desenhos em um único layer

Imagine que você recebeu um arquivo grande, com vaaaaários desenhos e precise alterar muitas entidades, porém o desenhista fez tudo em um único layer, diferenciando apenas pelas cores, ou seja, não houve definição de uma camada para cada elemento. 

E agora? 

Você até poderia selecionar os objetos de uma determinada cor e jogá-los em um layer, entretanto mudar tudo na mão (um por um) levaria um tempão!

Comando Filter

É aí que entra o “filtro” do AutoCAD. Basta estabelecer algumas regras do comando para que, somente os objetos com uma determinada característica sejam selecionados, daí você pode apagar, mover, congelar, explodir, editar ou o que mais quiser.


Dicas e truques de AutoCAD

Como a mágica funciona?

Funciona assim: acione o comando filter (atalho fi), na janela que surgir vá em “Select Filter” e onde aparece Arc selecione a opção Color, agora em “Select...” escolha a cor que deseja selecionar. 

Clique no botão “Add to List”, perceba que o item foi adicionado à lista. 

Caso queira modificar objetos que, além da cor tenha outra propriedade específica, acrescente também essa propriedade à lista (por exemplo: objetos na cor BLUE, mas somente com linhas HIDDEN). 

Volte ao campo “Select Filter”, selecione agora a opção Linetype, em “Select...” escolha hidden e clique novamente no botão “Add to List”. 

Pronto agora basta clicar em “Apply” e selecionar com uma janela a região do desenho que quer alterar (se preferir pode digitar ALL e todas as entidades na cor blue e com a linha hidden serão selecionadas), agora você pode apagar, mover, editar, explodir ou o que desejar. Rápido e fácil.

Uma poderosa ferramenta

Isto foi somente um exemplo simples, afinal o comando “Filter” é muito poderoso e dá pra criar regras complexas como a seleção de vários tipos de objetos simultaneamente.


Créditos da dica: João RicardoSpagnollo e site AditivoCAD

Dicas extras:

-Você pode definir e “salvar” sua regra de filtragem. Para isso vá ao campo de texto em frente ao botão “Save As...” e digite um nome qualquer para a regra, em seguida clique neste mesmo botão.

-Caso queira executar a ação FILTER dentro de um outro comando (CHANGE, por exemplo) basta digitar uma apostrofe antes do nome, ficando ‘FILTER.

Comentários

  1. Grande amigo,

    Valeu pela dica do FILTER... Também utilizo o Autocad e será bem útil para mim. Obrigado e parabéns pela iniciativa e ajuda.

    "Acrescentai à piedade, amor fraterno e ao amor fraterno a caridade". II Pedro 1:7.

    Muita paz e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Milton, não utilizo o Autocad, mas meu filho sim, vou mostrar pra ele essa sua dica, mesmo sem entender, eu achei super interessante e de grande valor.

    Quero agradecer teu carinho lá no Rabiscos, é uma alegria te ver lá e saber que gostou dos meus rabiscos, as vezes meio menina, mas é que eu adoro soltar esse lado meu...rsrs.

    Um beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Fala, Milton!
    Po, muito legal, o Autocad parece ser bem complicado, essas dicas são muito úteis.
    Facilita a vida do pessoal!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. INfelizmente não vou poder comentar o post, pois não entendo nada de AUTOCad, enfim...

    Agradecer as tuas visitas constantes no meu espaço...

    Bom sempre ter a tua opinião por lá...

    Abraços, caro legionário!

    ResponderExcluir
  5. Legal Milton! Acho bem bacana a idéia de sempre passar conteúdos além das ilustrações!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Grande amigo Milton!! Suas dicas de AutoCad são ótimas!! Apesar de nunca ter usado o software, sei que são dicas assim, que ajudam muitas pessoas. Parabéns pela dica do Filter!! :D

    Abração e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Milton! Nunca usei o AutoCad, mas pretendo usar um dia. :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Kennedy...
    Adoro conhecer novos programas... Mas confesso que esse aí eu nunca conheci. Ele é mais para projetos arquitetônicos?
    Deve ser muito interessante!

    Espero que tudo esteja bem contigo!

    Um abraço carinhoso ;)

    OBS: A música da vez é demais! Adoro INXS... Muito show!

    ResponderExcluir
  9. Olá Milton...também gostei do texto lá no Verseiro...rs
    Então...to aqui retribuindo a visita e como de costume levando a dica para minha filha...sinto que a cada aula o interesse dela vai aumentando...está mais empolgada...rs
    Um abraço na alma...valeu pelas dicas pela amizade
    Bom fim de semana pra você e todos os seus
    Valeuuuu!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira , e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas! O que é preciso para doar medula óssea? Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue . Apenas 5 ml de sangue Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação. Como é feita a doação da medula óssea? Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias).  Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserid...

Mau humor? Tô fora!

Mau humor? Tô fora! Segundo um estudo realizado por uma Universidade da Carolina do Norte, e publicado na revista científica Circulation da Associação Americana do Coração, a raiva pode matar de verdade!  Ou, no mínimo, aumentar o risco de sofrer um ataque cardíaco. Pessoas irritadas correm maior risco de infarto Durante seis anos, a equipe (que estudou o comportamento de 13.000 homens e mulheres com idade entre 45 e 64 anos) descobriu que pessoas que se irritam intensamente, e com frequência, têm três vezes mais probabilidades de ter um infarto do coração, do que aquelas que encaram os problemas com mais serenidade. Carga extra de adrenalina - Como ocorre Isto acontece porque cada vez que a pessoa tem um episódio de raiva, o organismo joga no sangue uma carga extra de adrenalina.  A concentração desse hormônio no corpo aumenta o número de batimentos cardíacos e estreita os vasos sanguíneos, o que faz com que a pressão arterial se eleve.  A repetição de...

Praça #2 - Monte Santo de Minas

Praça #2 - Monte Santo de Minas Elaborei este projeto (através da Santos e Aleixo Engenharia) em 2011. E o propósito da prefeitura municipal de Monte Santo de Minas era proporcionar um local de lazer  adequado às famílias do bairro Coeté. Reurbanização da avendia Coeté Esta atividade fez parte do programa de reurbanização da Avenida do Coeté, cuja uma das etapas consistia na construção de 63 casas populares para as famílias carentes do bairro (relembre esta postagem clicando aqui ). Blocos intertravados e tijolos aparente O projeto segue o mesmo plano da praça anterior que elaborei para este município (recorde clicando aqui ), ou seja, um espaço com materiais simples, piso em blocos intertravados e canteiros planejados em tijolos aparente.  Formato assimétrico Porém a preocupação primordial foi facilitar a circulação dos usuários (sobretudo por estar localizada em uma esquina), daí o formato assimétrico.  Cores e sensações Busquei ainda trabalhar com pla...