Pular para o conteúdo principal

Unidade Básica de Saúde #2 – Alterosa MG

Unidade Básica de Saúde #2 – Alterosa MG

Ainda em 2010 elaborei para a cidade de Alterosa MG o projeto de uma nova UBS. 

Substituição do antigo ambulatório

O objetivo da prefeitura municipal era construir uma unidade para substituir o atendimento do antigo ambulatório situado ao lado de um cemitério e que estava em desacordo com as legislações sanitárias.


Arquitetura hospitalar

Aproveitamento da ventilação natural

Neste projeto, as dimensões do terreno permitiram a implantação da UBS ao centro, aproveitando assim todos os recuos possíveis, o que garantiu um melhor emprego da ventilação natural. 

Laboratório e lavanderia

A unidade conta também com um laboratório de análises, lavanderia e uma ampla área para atividades físicas.


Unidade básica de saúde, Alterosa MG

Preparada para portadores de necessidades especiais

É importante destacar que esta unidade foi planejada respeitando-se o disposto na Resolução RDC n° 50, Resolução SES nº 1797, Anexo 2 da ANVISA (laboratório de patologia clínica), demais regulamentações pertinentes, e que ela ainda está preparada para receber os portadores de necessidade especiais.

Ficha técnica:

UBS Unidade Básica de Saúde, tipo 1
Local: Alterosa MG
Projeto arquitetônico: Milton Kennedy Aquino
Ano: 2010
População da área de abrangência da UBS: 3409 pessoas
Área: 556,33 m²

Comentários

  1. Fantástico! Parabéns, amigo Milton... sempre com projetos bem trabalhados em prol de uma sociedade melhor.

    Fica com Deus e seja feliz.

    ResponderExcluir
  2. Sou sua fã Amigo!
    E fico admirando todos os trabalhos que você realiza!
    A postagem da escola, despertou meus antigos sonhos!
    Um beijo com meu carinho
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Milton! Concordo com Emerson e Tatiana, sempre com belos trabalhos para ajudar a sociedade. Admiro muito seus projetos!! :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu blog! Desde pequena eu leio quadrinhos, ver tanta referência deles aqui é como estar em casa! rsrs
    Parabéns pelo trabalho de arquitetura inclusiva!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. mas olha bem, mt boa tua ideia de usar o vapor do chuveiro hein! Nao sabia dessa...hehehehe

    o mundo é dos espertos né :)

    bjo, otimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. oi, td bem?
    vc não me conhece mais eu sou
    estudante de arquitetura da UFPB e
    estou fazendo um trabalho unidade básica
    de saúde e preciso de um projeto executado,
    gostaria de saber se vc se importa de me enviar
    um dos seus projetos de unidade básica de saúde, por favor eu agradeço se vc me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Vanessa, obrigado pela visita e comentário. Com relação a seu pedido gostaria de dizer que, como forma de preservar meu trabalho e resguardar a privacidade do cliente, não envio plantas dos projetos.
      Porém você poderá encontrar o que procura nos links abaixo (são exemplos de projetos fornecidos pelo próprio governo).
      Cordial abraço

      Manual UBS
      UBS
      UBS exemplo

      Excluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXIMO ”

C.M.E.

C.M.E. A Central de Material Esterilizado (CME) é uma das unidades mais importantes de um hospital, é ela que recebe, limpa, prepara, esteriliza, armazena e distribui todos os instrumentos cirúrgicos que não são de uso único, tais como pinças, tesouras, bisturis, etc. Em 2002 , em parceria com a arquiteta Ana Maria Anunciação , elaborei o projeto da nova Central de Material Esterilizado para o Hospital Universitário Alzira Velano .  O objetivo do reitor, professor Edson, era fazer algo maior e moderno. Local estratégico Como uma CME não atende exclusivamente ao Bloco Cirúrgico, e sim a todo hospital foi necessário fazer um estudo de um local estratégico. Optamos em situar esta unidade entre os blocos dois e três, mais precisamente entre a UTI e o Centro Cirúrgico. Projeto em conformidade com a RDC nº 50 da ANVISA O projeto desta nova CME, orientado pelas profissionais de saúde, Regina de Fátima M. Rocha, Alzira Danielle Pereira, e também pelo Engenheiro Oswaldo Luiz Mariano, fo