Pular para o conteúdo principal

Ouça no volume máximo #7

Ouça no volume máximo #7

Yeah! Chegamos a mais uma seção “ouça no volume máximo”, e hoje de forma especial, pois exploraremos meu álbum favorito da Legião Urbana, sobretudo por mostrar um Renato Russo otimista e de bem com a vida! 

Mas antes quero lembrar que o texto abaixo é um breve resumo de informações coletadas em livros, revistas e internet. Os créditos são citados ao final.


O Descobrimento do Brasil

Período de Gravação: setembro a novembro de 1993
Data de lançamento: dezembro 1993
Produzido por: Mayrton Bahia e Legião Urbana

Legião Urbana

Disco menos tocado nas rádios

A Legião volta às origens e lança um excelente disco, um dos melhores trabalhos da banda! 

Todavia foi o que menos tocou nas rádios, porém para os fãs verdadeiros é imprescindível ouvi-lo, especialmente por apresentar um dos períodos mais inspirados de Renato.

Pois foi após a fase de recolhimento e cura que ele extraiu força para tornar seus últimos anos os mais produtivos da sua vida.

Uma nova fase na vida de Renato

Este trabalho marcou uma nova fase na vida de Renato (que estava de bem com a vida e longe da dependência química). 

Era o oposto solar do disco “V”. Já a partir da capa que mostra o trio trajado como se num florido século XVI. 

Método Renato Russo para atingir a paz

As canções são alegres e com mensagens esperançosas, as letras exprimem um verdadeiro método Renato Russo para atingir e manter a paz. Nem que fosse por apenas um dia.

A descoberta de um outro Brasil

Como o próprio título sugere, é a descoberta de um outro Brasil: onde é possível construir um país melhor, com pessoas íntegras, honestas, com valores, daí as canções falarem muito de bondade, amor, simplicidade, amizade e espiritualidade.



Curiosidades:

Salvo algum engano histórico, foi a primeira vez na história do Rock nacional que uma banda "ousou" dar um tratamento melódico com um instrumentos medievais (originalmente próprios para outros estilos, completamente diferentes do rock);

♫ A canção “Love in the afternoon” tinha seus versos quase rezados por Renato em intenção de amigos que haviam partido jovens;

♫ Durante a turnê do disco, na casa Reggae Night, após ser atingido em cheio por uma lata de cerveja, Renato passou 45 minutos cantando deitado no chão do palco, de modo que a platéia não o visse, exceto quando levantava o braço para olhar o relógio de pulso e ver que horas eram. 

Quando aquilo acabou, Rafael o empresário do trio, estava convicto que jamais haveria um show da Legião Urbana. E assim foi.

♫ As canções “O passeio da Boa Vista” e “Love in the afternoon” foram gravadas somente por Dado e Renato. O primeiro nas guitarras e o segundo cantando e tocando teclados, citara e um dobro emprestado por Leo Jaime;

“Só por hoje” era um autoretrato do Renato Russo daquele momento;

♫ Na Faixa "Vinte e Nove" cita-se o Retorno de Saturno, fenômeno este descrito pela astrologia, onde Saturno demora aproximadamente 29 anos para percorrer sua órbita e voltar ao ponto em que se encontrava no dia do nascimento do indivíduo;

♫ Renato considerava a canção "Giz" sua obra-prima, aquela que ele mais gostava e orgulhava-se de tê-la feito;

♫ Apesar do ‘bom período’ Renato sentia-se incomodado com o rumo que o culto à sua personalidade havia tomado, com aquela multidão de fãs clonados rondando os hotéis e ginásios.

Crédito dos textos:

Livro ‘Renato Russo’ de Arthur Dapieve da série Perfis do Rio;
http://www.legiaonaveia.com.br de Michel Zylberberg;
http://www.osoprododragao.com
http://bloglegionario.blogspot.com
http://pt.wikipedia.org

1. Vinte e Nove
2. A Fonte
3. Do Espírito
4. Perfeição
5. O Passeio Da Boa Vista
6. O Descobrimento Do Brasil
7. Os Barcos
8. Vamos Fazer Um Filme
9. Os Anjos
10. Um Dia Perfeito
11. Giz
12. Love In The Afternoon
13. La Nuova Gioventú
14. Só Por Hoje

Comentários

  1. Bom lembrar os bons.
    Valeu, kennedy!
    Berzé

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Amigo Kennedy...
    Começo bem o meu dia lendo a sua postagem!
    Boa música sempre inspira o meu coração!
    Gostei muito de saber mais a respeito deles.
    Tenha um dia especial!
    Um abraço e o meu carinho

    ResponderExcluir
  3. Olá Kennedy, valeu pela visita! A intenção era fazer um fanzine mesmo, mais demorei tanto para executar que eles sairam de moda...rs

    Como diz o Oswaldo Montenegro: "O Renato Russo era um dos raros poetas que conseguia traduzir os sentimentos de uma geração inteira"

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu blog, Milton, é bem variado e bem escrito, não tem nada de tosco, como você comentou no meu blog! Gostei do que você falou sobre O Descobrimento do Brasil, sem dúvida o melhor da legião, com o Renato em sua melhor fase.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Milton!

    Dias atrás passou um especial durante todo o dia na MTV, só sobre Legião Urbana. Fiquei vidrado!

    Essa fase do descobrimento do Brasil parece ser bem mais reflexiva se comparada com os primeiros trabalhos.

    Parabéns pela série de postagens, além é claro, de sua arte!

    ResponderExcluir
  6. Meu CD preferido deles! Vamos fazer um filme é a melhor de todas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Lavador de carros

Lavador de carros Conforme citei em outras postagens ( clique aqui para recordar ) além dos projetos arquitetônicos da Unifenas desenvolvi ainda vários layouts, seja para salas de departamentos, salas de aula, mobiliários na biblioteca particular do Reitor, e até disposição dos equipamentos de lavador de carros.  Sendo este realizado em 1998 , na garagem central da universidade. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte sua dúvida, faça sua crítica, o importante e bacana é conhecer sua opinião.