Pular para o conteúdo principal

O mundo em suas mãos

O mundo em suas mãos

A ilustração da postagem de hoje é dedicada à duas pessoas que realizam um trabalho muito bacana e especial.

Márcia Raquel Kekel

Uma delas é a amiga virtual Márcia Raquel, a Kekel, uma professora de Florianópolis que ministra aulas para crianças surdas, e que também edita o blog Vejo Vozes

Maria Cristina da Silva

A outra é a amiga Esperantista, Maria Cristina da Silva, autora do blog LIBRAS: sinais de inclusão, professora graduada em letras, perita em educação especial e especialista em Libras.


crianças conversando com surdo mudo Milton Kennedy

Libras, linguagem de sinais

E é precisamente este o propósito deste post: ressaltar a importância da linguagem de sinais, ou seja, a comunicação através de gestos manuais que igualmente utiliza outras partes do corpo. 

Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Aqui no Brasil a língua predominante dos surdos chama-se LIBRAS.


Estrutura gramatical

É importante ainda ressaltar que as línguas de sinais não são somente gestos e mímicas; elas possuem estruturas gramaticais próprias. 

Portanto para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.

Muita prática

Procure informar-se mais sobre o assunto e tenha em mente que se você quer seriamente aprender e comunicar-se em Libras é necessário muita prática (assim como qualquer outro idioma).

No link abaixo há um interessante dicionário visual onde ao selecionar uma palavra  é exibido um pequeno vídeo com a simbologia correspondente em Libras:


Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
www.libras.org.br/libras.php
www.dicasdiarias.com/alfabeto-de-libras-como-aprender-libras

Comentários

  1. Que fantástico! Obrigada pelo carinho meu amigo. Amanhã estarei fazendo um link do Blog Vejo Vozes a sua linda postagem.
    Que momento especial na semana nacional da pessoa com (d)eficiência.

    "UM SÓ NADA FAZ, É O CONJUNTO QUE OPERA."

    Vc simplesmente é um espírito iluminado. A paz sempre!

    Abraços fraternos

    PS. Estou indo conhecer o blog de sua amiga hehehe...com certeza ela está com o coração em festa por ter um amigo tão especial, assim como o meu.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kennedy, belo post hein?
    Muito legal seu trabalho de caridade intelectual, muito inspirador...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sempre dando bons exemplos de cidadania e inclusão social, amigo Milton. Parabéns pela iniciativa e que Deus continue te abençoando.

    Grande abraço em sinal de gestos, ok?

    Do amigo, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kennedy,
    bom dia.
    Sempre positivamente ativo.
    Parabéns!
    Berzé

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! Sempre nos ensinando algo de especial!! O trabalho que você faz no blog é algo de se admirar!! Concordo com os amigos acima, você é um espírito iluminado e seus posts são muitos inspiradores. LIBRAS é uma linguagem extremamente importante e tem que ser ressaltada!! :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Querido Milton,

    Meu Deus...
    O que dizer?? estou literalmente sem palavras, sem gestos,sem sinais...
    Que presente lindo, meu amigo querido. Precisava abraçá-lo agora.(depois de secar as lágrimas ,é claro)
    Só você, com tanta sensibilidade e amor ao que é belo, para dar vida aos sinais de meneira tão criativa e delicada.
    Que Deus continue abençoando sua mente,alimentando seu coração e guiando suas mãos.
    abraços,
    cris.

    ResponderExcluir
  7. oiee

    obrigada por passar lá no blog :)


    heheh não, a mão com a aliança não foi proposital, eu juro! É q ele era mt forte, entao mesmo deitado, qdo via ele queria sair correndo, entao segurei com uma mae e tirei foto com a outra, na pressa hahahahaha :D

    serio? ahh aqui tbm teve a cãominhada mas eu nao tenho cao pra levar =/

    me avisa qdo postar o cartaz, to louca pra ver!!!!!!

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  8. Bela postagem pai.
    Como disseram vc é um espirito iluminado.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  9. Uma postagem linda quanto a ilustração quase me senti junto com aqueles meninos brincando na rua saudade ando meio devagar em tudo por esses dias muito coisa extra blogosfera espero me acertar logo.

    ResponderExcluir
  10. O último livro que acabei de ler, de Stephen King, um dos melhores personagens era o Nick, um surdo mudo que lia lábios e se comunicava mais através da escrita. Creio que o período do livro, 1990, tenha colaborado para essa tendência.
    Hoje em dia é necessário muito mais sensibilidade da nossa parte, para tornar cada vez mais o nosso mundo acessível e igualitário para todos.
    Excelente postagem.

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  11. Agradeço pelo carinho,
    Abraço fraternal
    Nicinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar