terça-feira, 24 de maio de 2011

UTI – Unidade de Terapia Intensiva

          Em 2006, sob a orientação da equipe médica responsável pela Terapia Intensiva do Hospital Universitário Alzira Velano, elaborei o projeto de ampliação, adequação e melhoria da UTI; um trabalho necessário visto que a demanda da instituição vinha aumentando consideravelmente.

Projeto UTI Unidade de Terapia Intensiva

       A unidade já estava localizada em um local estratégico, bem próxima ao Centro Cirúrgico e contígua à Central de Material Esterilizado, então o trabalho maior concentrou-se na ampliação dos leitos e sobretudo na sua ‘humanização’. Atenção especial foi dedicada à coloração das paredes que receberam cores leves em tons pastéis, que exprimem tranqüilidade, conforto, aconchego e paciência.

Unidade de Terapia Intensiva

      Janelas individuais (com persianas entre vidros) foram planejadas para cada leito, permitindo que os pacientes pudessem contemplar parte da área externa (estando cientes quando era dia ou noite). Uma outra particularidade do projeto foi a idealização de divisórias retráteis que proporcionavam (quando necessário) a privacidade dos utentes. O posto de enfermagem foi situado de modo que facilitasse a observação contínua dos leitos; e os quartos de isolamentos foram dotados de grandes painéis de vidro que contribuíam para a observação dos enfermos.
      A principio o piso seria em material vinílico (com um desenho padrão), porém na execução preferimos utilizar o granito.

Leito UTI

Ficha Técnica:
UTI, Unidade de Terapia Intensiva (Ampliação e melhoria)
Ano: 2006
Área de ampliação : 126,44 m²
Área total de reforma (aproximada): 415,00 m²
Projeto de arquitetura: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Local: Hospital Alzira Velano, bloco 3
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano e equipe médica da unidade
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Execução (inicial): Construtora Renato Granha
Término da obra: operários da própria universidade

4 comentários, é um milagre!

Tatiana Moreira disse...

Bom dia Meu Amigo!
Esse trabalho como tanto outros, ficou maravilhoso!
Confesso que não gosto muito de clima de hospital, até o cheiro me incomoda. E ter um ambiente que nos traga maior comodidade e conforto torna o que não é bom no sentido emocional... Melhor!

Tenha uma ótima semana! Bom trabalho!

Um abraço carinhoso

Julio Kansas disse...

Gostei do trabalho. :D

Tatiana Moreira disse...

Milton... Meu Amigo do coração... Você faz parte da alegria que eu estou sentindo... Por essa razão conto com a sua presença em meu blog, participando do sorteio que será realizado!
Sinta-se carinhosamente abraçado.

Mari Amorim disse...

Milton,
humanizar ambientes que buscamos em algum momento de nossas vidas,é reanimar a fé de quem busca por uma solução imediata,olhar em torno, e ver beleza,acalma o espírito!Parabéns pelo significante trabalho!
Olá,!
Aproveito,e agradeço sua presença,carinhosa,e interação,na homenagem,oferecida ao amigo,Elcio do Blog Verseiro.blogspot.com/
Deixo-lhe meu abraço,cheio de boas energias!
Mari

Related Posts with Thumbnails