Pular para o conteúdo principal

UTI – Unidade de Terapia Intensiva

UTI – Unidade de Terapia Intensiva

Em 2006, sob a orientação do Prof. Oswaldo Luiz Mariano e da equipe médica da Terapia Intensiva do Hospital Universitário Alzira Velano, elaborei o projeto de ampliação, adequação e melhoria da UTI; um trabalho necessário visto que a demanda da instituição vinha aumentando consideravelmente.

Projeto UTI Unidade de Terapia Intensiva

Projeto de adequação e melhoria

A unidade já estava localizada em um local estratégico, bem próxima ao Centro Cirúrgico e contígua à Central de Material Esterilizado, então o trabalho maior concentrou-se na ampliação dos leitos e sobretudo na sua ‘humanização’. 

Atenção especial foi dedicada à coloração das paredes que receberam cores leves em tons pastéis, que exprimem tranqüilidade, conforto, aconchego e paciência.

Unidade de Terapia Intensiva

Janelas individuais (com persianas entre vidros) foram planejadas para cada leito, permitindo que os pacientes pudessem contemplar parte da área externa (estando cientes quando era dia ou noite). 

Divisórias retráteis separando os leitos

Uma outra particularidade do projeto foi a idealização de divisórias retráteis que proporcionavam (quando necessário) a privacidade dos utentes. 

O posto de enfermagem foi situado de modo que facilitasse a observação contínua dos leitos; e os quartos de isolamentos foram dotados de grandes painéis de vidro que contribuíam para a observação dos enfermos.

A principio o piso seria em material vinílico (com um desenho padrão), porém na execução preferimos utilizar o granito.

Leito UTI

Ficha Técnica:

UTI, Unidade de Terapia Intensiva (Ampliação e melhoria)
Ano: 2006
Área de ampliação : 126,44 m²
Área total de reforma (aproximada): 415,00 m²
Projeto de arquitetura: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Local: Hospital Alzira Velano, bloco 3
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano e equipe médica da unidade
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Execução (inicial): Construtora Renato Granha
Término da obra: operários da própria universidade

Comentários

  1. Bom dia Meu Amigo!
    Esse trabalho como tanto outros, ficou maravilhoso!
    Confesso que não gosto muito de clima de hospital, até o cheiro me incomoda. E ter um ambiente que nos traga maior comodidade e conforto torna o que não é bom no sentido emocional... Melhor!

    Tenha uma ótima semana! Bom trabalho!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Milton... Meu Amigo do coração... Você faz parte da alegria que eu estou sentindo... Por essa razão conto com a sua presença em meu blog, participando do sorteio que será realizado!
    Sinta-se carinhosamente abraçado.

    ResponderExcluir
  3. Milton,
    humanizar ambientes que buscamos em algum momento de nossas vidas,é reanimar a fé de quem busca por uma solução imediata,olhar em torno, e ver beleza,acalma o espírito!Parabéns pelo significante trabalho!
    Olá,!
    Aproveito,e agradeço sua presença,carinhosa,e interação,na homenagem,oferecida ao amigo,Elcio do Blog Verseiro.blogspot.com/
    Deixo-lhe meu abraço,cheio de boas energias!
    Mari

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar