Pular para o conteúdo principal

Gerda Malaperis (*)

Gerda Malaperis (*)

Em 2006 quando recebi o convite do professor Arnaldo Simões para auxiliá-lo nas aulas de Esperanto, tinha em mente encontrar algo que fosse atrativo para os alunos treinarem a pronúncia das palavras (já que esta língua é completamente fonética, tendo cada letra sempre o mesmo som). 

Foi então que encontrei na Internet ‘Gerda Malaperis’ de Claude Piron. 

O texto, muito bem humorado e criativo servia direitinho ao nosso propósito.


desenho Gerda Malaperis Esperanto Milton Kennedy

Ilustrações para as primeiras lições

Fiquei tão animado que bolei algumas ilustrações para as primeiras lições do livro, todavia não chegamos a utilizá-las, pois como eu estava absorvido por outros trabalhos não teria como dar prosseguimento aos próximos desenhos. 

Diante disso optamos por empregar o material encontrado na internet (que era rico em imagens).

Nos desenhos desta postagem, mostro minha versão para Tom, Linda e Gerda, personagens desta aventura repleta de mistérios.
        
desenho Gerda Malaperis Esperanto Milton Kennedy

(*) Gerda Malaperis, é um livro, ou melhor, um romance policial em Esperanto (1983), de autoria do psicólogo belga Claude Piron. 

A história versa sobre o misterioso desaparecimento da tradutora Gerda, a única pessoa capaz de decifrar um antigo documento que indica como chegar a um rico tesouro. 

Filme Gerda Malaperis

Em 2006 a produtora mineira “Imagu Filmoj” transformou o livro em um longa-metragem.

Comentários

  1. Bona Amiko...rsrs
    Estou tentando aprender! Mas confesso não é fácil!

    Eu sou fã das suas ilustrações... São fantásticas!
    Você deveria ser patrocinado para dar vida a histórias em quadrinhos. Maurício de Souza se tornaria seu fã de carteirinha! rsrss

    Um dia quem sabe...Meu comentário será todo em Esperanto para você!rsrss

    Dia belo para o seu coração!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, amigo poliglota! A ilustração ficou muito bacana!

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Milton, achei as ilustrações ótimas!! E o post bem interessante!! Gostei muito da fachada do Rotary Clube Alfenas Norte do post passado.

    Abraços, saúde e muita paz.

    ResponderExcluir
  4. Lindas ilustrações, como sempre. Ainda quero aprender esperanto, nesta vida... Quanto ao Blog servir de inspiração, menino, sinta-se a vontade. Será uma honra!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi KennedY,
    Sempre muito bem construidas suas ilustras e as cores são muito bom gosto.
    Parabéns!
    Berzé

    ResponderExcluir
  6. Muito bom a ilustração, e ótimo post. :D

    ResponderExcluir
  7. É um prazer conheer o seu trabalho Milton, é sempre bom conhecer novos artistas e abrir os nossos horizontes, parabéns pelo blog e pelo seu belíssimo trabalho como ilustrador!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!!!
    Sabe... Queria ter mais tempo para dedicar-me ao aprendizado... Mas ainda chego lá!;)

    Desejo que a sua semana seja maravilhosa!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  9. Oi Milton...

    Como amanhã é o fim do mundo...to aqui...rs
    Brincadeiras a parte amigo, admiro seu talento...
    Esses dias lendo sobre música numa revista, vi que já existem alguns artistas gravando CDs também em Esperanto...achi interessante, mas nossa, parece ser tão complicaddo...sei lá...é só uma impressão
    Obrigao pela presença lá no Verseiro

    Bom fim de semana...

    Um abraço na alma

    ResponderExcluir
  10. Olá,Milton...
    Se puder passe lá, no Brincando Com a Rima,estamos em festa,seu pedaço de bolo,está reservado!
    Um dia cheio de alegrias,para você!
    Mari

    ResponderExcluir
  11. Milton,
    Parabéns,pelo seu trabalho!
    sou admiradora,dessa forma de arte,
    sou uma precária aprendiz em tirinhas
    tenho um inglês aceitável,mas já tentei o esperanto,e o mandarim,mas tive muitas dificuldades...Mas,como o mundo não acabou..quem sabe!
    Um abraço cheio de boas energias!
    Mari

    ResponderExcluir
  12. Bonan tagon. Já há o filme completo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=PXjmX2jipQ4

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar