Pular para o conteúdo principal

Conhece o escritor José Bento?

Conhece o escritor José Bento?

Embora estejamos na era da informática, ainda aprecio muito viajar nas páginas de um bom livro. 

Mas o que isso tem a ver com a data de hoje? 

Monteiro Lobato

Acontece que 18 de abril é o Dia Nacional do Livro infantil, uma homenagem ao maior escritor infantil (brasileiro) de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, um homem que sempre sonhou com um Brasil melhor.


Na ilustração desta postagem meu modesto tributo a este escritor que também desenhava (e muito bem)!

Monteiro Lobato e Emília Sítio Pica Pau Amarelo Milton Kennedy

Sítio do Pica Pau Amarelo

Monteiro Lobato foi o criador de personagens inesquecíveis, tais como Jeca Tatu, a boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Narizinho e muitos outros do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Preservação dos valores culturais

Outro fato digno de ser mencionado é que, toda sua vida e trabalho foram dedicados à luta pela preservação dos valores culturais e das riquezas da Nação; igualmente Monteiro Lobato foi um dos pioneiros na batalha pela salvaguarda de nossas florestas, nossos índios e nossa fauna.


Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos às crianças e 17 para adultos englobando contos, ensaios, artigos e correspondências. 

Fontes de pesquisa para elaboração do texto:


Comentários

  1. Oi Meu Amigo...

    Adoro as histórias do Monteiro Lobato. O sítio do Pica Pau Amarelo fez parte da minha vida!Eu adorava as aventuras da Emília!

    Sempre admirei muito quem escreve histórias para as crianças.
    Como educadora eu sempre acreditei que os valores e os bons hábitos devem ser transmitidos e ensinados quando a criança ainda é bem pequenina. Por essa razão a leitura nesse período também deve sempre ser incentivada.

    Ficou show o seu desenho!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado, amigão! Quem não conhece o Monteiro Lobato não conhece literatura infantil... (risos)

    A ilustração ficou demais, parabéns!

    Abraço cordial e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Moro aqui na cidade do Homem, Taubaté ou melhor moro na cidade que é coladinha com ela já morei adoro aqui sou Paranaense mais sou Taubateano de coração. Amigão fiquei muito feliz com a visita de sua sua FILHA AO MEU BLOG! Duas gerações de Kennedy me acompanhando muita moral!

    ResponderExcluir
  4. Milton,muito legal essa postagem sobre Monteiro Lobato,o primeiro escritor que tive contato na vida!Seu desenho ficou lindo demais!bjs,

    ResponderExcluir
  5. Que levante a mão que nunca se deliciou com o sítio do Pica pau amarelo. Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados imediatos Porém