Pular para o conteúdo principal

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei

Hoje, 31 de março de 2011, completam-se 142 anos que um incansável pesquisador fez seu retorno ao Plano Espiritual. 

Por meio de uma tosca ilustração quero homenagear este homem perspicaz, conhecedor de quatro idiomas, bacharel em letras, ciências e doutor em medicina. 

E que desempenhou uma importante missão neste planeta.

Alan Kardec escrevendo o Livro dos Espíritos

Allan Kardec

Refiro-me a Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita. 

Porém é pertinente informar que Kardec não criou os fenômenos espíritas, mas sim, estudou, catalogou e nomeou cientifica e metodicamente as causas, meios e efeitos destes fenômenos que sempre ocorreram em todas as épocas da humanidade.

Trabalho sério de organização

Um sério trabalho de organização que durou 14 anos, onde todas as informações obtidas dos Espíritos eram revisadas e analisadas diversas vezes, dentro do bom senso e do crivo da razão. 

Credibilidade

Cada pergunta respondida pelos Espíritos através das médiuns era submetida a outros médiuns, em várias partes da Europa e América, (sem que estes se conhecessem ou mantivessem contato) para que desse modo as colocações dos Espíritos tivessem a credibilidade necessária.

Em conformidade com ensinamentos de Jesus

Sua obra da codificação (*) é coerente, demasiadamente profunda e extensa, porém bem acessível e, sobretudo em conformidade com o Cristianismo de Jesus.


Nela encontramos conceitos profundos a respeito de DEUS, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. 

De onde viemos, para onde vamos

Ela revela-nos ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual a razão da dor e do sofrimento. 


Enfim a Doutrina Espírita toca em todas as áreas do conhecimento e do comportamento humano, devendo ser séria e perseverantemente estudada, analisada e praticada.

Título da postagem

Encerro esclarecendo que a frase que dá título a postagem está insculpida no frontispício do dólmen de Kardec.

(*) O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, A Gênese, O Céu e o Inferno.

Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
● "Quem foi Kardec " - Jeferson Betarello e Cícero Souza - CEESPI (Centro de Estudos Espíritas) e FEAL - Fundação Espírita André Luiz
● folheto da FEB - Federação Espírita Brasileira

Comentários

  1. Fantástico, meu amigo!
    Parabéns pela ilustração e pelos grandes comentários sobre a doutrina espírita e seu grande fundador.

    Muita paz, realizações e sucesso.

    Do amigo, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton, vim agradecer a tua visita.
    E ler teu texto, não conhecia nada sobre este senhor.
    Mas é muito interessante.

    Beijo querido.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Milton...
    Há muito tempo atrás eu buscava respostas para muitas coisas da vida e fui guiada por amigos a descobrir as riquezas da Doutrina Kardecista. Encontrei nos estudos e pesquisas muitas das respostas que eu precisa e por essa razão minha vida ganhou outra direção.

    A canção da vez é lindíssima... Gosto de músicas que acalmam a minha alma! Tudo por ser verdadeiro!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Milton,

    Parabéns pelo seu trabalho!
    Seus desenhos são ótimos!

    Um abraço,

    Gislene.

    ResponderExcluir
  5. teus desenhos são perfeitos, e ilustram de maneira criativa os posts.
    Gostei do comentário de que Kardec não criou os fenômenos espíritas ele apenas os estudou e explicou. De forma bem didática por sinal.
    É sempre bom lembrar que os espiritos sempre existiram bem como as comunicações mediúnicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. ..."uma tosca ilustração"? Como assim? Surtou foi? rsrs......ficou fantástica a ilustração.
    Há dois anos sou kardecista devido a uma mensagem que um amigo me deixou dois dias antes de partir para outra morada. Sempre fui simpatizante da doutrina, mas foi preciso um empurrãozinho do Zé.

    Obrigada por responder no meu blog viu? A curiosidade foi maior e tive que perguntar. Acredito que é coisa de pedagoga mesmo; tudo quer saber hehehehe

    Abraços fraternos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. De cara quando vi a imagem reconheci!!
    Adorei!
    O texto tambem é muito bom, foi no kardecismo que me encontrei.

    ResponderExcluir
  8. Não sou espírita!

    Mas sou fã daqueles que através de um descomunal esforço em suas vidas, em prol do amor pelo próximo, teceram paradígmas que levaram a luz muitos aspectos positivos sobre a excelência do ser humano, obra prima Do Criador!

    Kardec, com toda a certeza, era um iluminado!

    Parabéns por tão justa homenagem, (e para rimar) com uma nada tosca imagem!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  9. Sensacional o desenho. Ficou muito lindo, muito mesmo! Parabéns. Seu talento é admirável. Abraços!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.