Pular para o conteúdo principal

Colorindo desenhos com o Gimp (*)

Colorindo desenhos com o Gimp (*)

Saudações galera, sejam bem vindos! Ano Novo, novas oportunidades, espero que todos estejam ‘abastecidos’ de boa vontade e determinação para 2011. 

Lembrem-se, por mais que as coisas pareçam difíceis (ou impossíveis) façamos nossa parte, sempre no caminho do bem, pois o Pai jamais nos abandona. 

Afinal Deus dirige tudo e abre portas para aqueles que Nele confiam!

1ª postagem de 2011

Nesta primeira postagem do ano apresento o prometido ‘passo a passo’ mostrando como pintar digitalmente um desenho (ainda à lápis) com o Gimp (um software gratuito para manipulação e edição de imagens).

Traços firmes e definidos

A primeira e essencial dica é fazer o desenho com traços bem firmes e definidos, procurando sempre deixar áreas fechadas, que impeçam a cor de sair para outras partes da ilustração. 

Em seguida digitalize a imagem com 300 dpi.

Colorindo desenhos com o Gimp

Pintando desenhos com o Gimp

Atenção, se seu desenho estiver com traços abertos o colorido vazará para outras regiões.

Colorindo desenhos digitalmente com o Gimp

Pintando digitalmente desenhos com o Gimp

Colorindo desenhos com o Gimp

Sombreado

Chegou o momento de adicionar as sombras. Demonstrarei três procedimentos distintos e você escolhe o que julgar melhor.

Procedimento 1 (sombra chapada e dura)

Pintando desenhos com o Gimp

Tutorial Colorindo desenhos com o Gimp

Tutorial Gimp

Tutorial Colorindo desenhos com o Gimp

Procedimento 2 (sombra suavizada)

Gimp Tutorial

Procedimento 3 (sombreando com pincel)

Gimp Tutorial Colorindo desenhos

Tutorial Gimp Pintando desenhos

Julgo importante citar aqui o blog http://fayvestudio.blogspot.com/ do Cristiano Ludgerio, de onde sintetizei algumas dicas para montar este tutorial.

Curtiu o 'passo a passo'? Foi útil? 

Deixe um comentário... escreva contando suas técnicas, seus truques. Vamos dividir nossos conhecimentos.

(*) post dedicado aos amigos Veloso e Goulart.

Comentários

  1. Amigo obrigado pelo post vou estudar bem andei meio devagar por esses dias quebrando a cabeça para montar um GIF e caixinha de link estou chegando lá não ficou como esperava mas já avancei bem Gostei do tutorial assim que possivel vou usar os ensinamentos!
    Mano seu Blog é o que considero Blog parceiro Fica com DEUS

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton,

    Meu filho de 10 anos ficou animado depois de ver esse tutorial aqui comigo!
    Vou estimulá-lo a usar a ferramenta!
    Parabéns pela iniciativa motivadora para os futuros artistas!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Grande amigo Kennedy...
    Feliz 2011 para você também!

    Valeu pelo comentário! Vi sim o passo a passo em seu blog: achei demais! Parabéns!

    Muita paz, saúde, realizações e muitos desenhos neste ano vindouro; e que Deus continue iluminando você e toda a sua família.

    Grande abraço e até breve.

    Do amigo de sempre, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Você está de parabéns!! Favor colocar seu e-mail no blog, para que eu posso entrar em contato sobre um projeto. Agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Milton, eu já conhecia o Gimp sim, também já mexi no photofiltre, photoscape... mas só fucei mesmo para ver como é que era, eu tenho a teoria que o que importa não é programa que você usa e sim você saber usá-lo bem e se sentir confortável com ele. Eu gosto mais do photoshop, mas vou seguir seu blog. Gosto de quadrinhos e ver como funciona melhor o GIMP também vai ser ótimo! Aprender sobre o que a gente gosta nunca é demais. E aprender a fazer isso com outros programas também é perfeito!
    Feliz 2011 Pra você! Seu blog é ótimo! Já estou seguindo

    Beijos, Cíntia
    http://www.postdics.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ADOREI!!!
    Adoro aprender e com as suas dicas acredito que conseguirei obter algum sucesso!rsrss
    Valeu!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  7. obrigado pelo comentário !
    valeu eu tenho o gimp vc ajudou bastante !XD

    ResponderExcluir
  8. Ola, amigo, sou um entusiasta do gimp, pelo fato de ser livre, e tambem ser um bom programa, achei de muito valia seu tutorial, muito pratico.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Olá... excelente o tutorial... Mas,sabe... estou perdendo os cabelos aqui! \o/
    estou com um desenho que fiz, perfeitinho em P&B e NÃO CONSIGO COLORIR... =O Estou fazendo tudo certo mas o problema parece ser outro: todas as cores que seleciono aparecem em tons de cinza ao serem aplicadas na imagem!... Poderia me ajudar?... Sou novata com o programa, estou adorando mas não sei se esse 'defeito' é fruto de alguma coisa mal configurada... Já busquei dezenas de referências e nenhuma me ajudou...

    ResponderExcluir
  10. Ao abrir seu desenho no Gimp, vá ao menu superior em Imagem/Modo e marque a opção RGB.
    Depois basta seguir os passos do tutorial que sua ilustração ficará com as cores normais.
    Abçs

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado por citar meu Blog, seu tutorial ficou ótimo, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá meu nome é André Ricardo e acompanho seu blog há um tempo (principalmente as dicas, embora confesse que não sou muito bom em segui-las...rs), sou quadrinista amador e estou fazendo umas experimentações no meu blog http://osfolcloristas.blogspot.com/ . Sou novo na área e nem sei se esse é o jeito certo de abordar um colega, mas gostaria muito que se possível, você desse uma olhada.
    Estou tentando colorir alguns desenhos utilizando esse artigo como referência, vamos ver... se ficar leal eu publico...rs


    Fraternalmente,

    ResponderExcluir
  13. Milton curti o tutorial...já tinha baixado esse programa,mas como to acostumado com o Photo,nem mechi muito...agora já da pra fazer alguma coisa kkkkkk.Valeu pelos comentario das tirinha,já dizem os mexicanos "ojalá",que faça sucesso! kkkk Abração FELIZ NATAL PRA VC E SUA FAMILIA!

    ResponderExcluir
  14. graciasssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. sao poucas as pessoas qe compartilham seus conhecimentos. Vc esta de parabens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar