Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #3

AutoCADicas #3

Continuando com o tema de como proteger seu arquivo DWG de forma que quem o receba consiga ler, porém não possa adulterá-lo, hoje vamos aprender uma outra possibilidade de ‘travá-lo’. 

Conversão

Na realidade, desta vez não vamos ‘bloquear’ o DWG. Faremos uma conversão para o formato PDF.

Converter Dwg em Pdf


Mas isto protegerá o desenho?

Daí alguns poderão dizer: “isto não protegerá o desenho, uma vez que existem vários conversores de PDF para DWG ou DWF”!  


Ok, tudo bem, todavia estes softwares sempre têm alguma limitação (sobretudo em relação as curvas) o resultado jamais fica 100%, e o PDF tem uma outra vantagem: imagine que você precise enviar o projeto para um cliente que não tem o AutoCAD ou qualquer outro visualizador de DWG no micro. 

O que fazer? 

A transformação em PDF seria a solução mais fácil, já que atualmente a maioria dos computadores já tem o Acrobat Reader instalado.

Esta ‘conversão em PDF’ nada mais é do que uma 'impressora virtual'. 

O AutoCAD, a partir da versão 2007, já vem com este recurso. 

É como se fosse uma plotagem normal. Basta fazer suas configurações costumeiras e no momento de escolher a impressora, selecionar “DWG to PDF.pc3”. 

Pronto, o arquivo será gerado no diretório que você determinar.

E se meu AutoCAD for anterior a versão 2007?


Caso seu CAD seja anterior ao 2007 basta instalar algum programa que possa ser utilizado como uma impressora PDF. 


Existem vários gratuitos (PDF Machine, PDF995, PDF Factory e outros mais), eu utilizo e recomendo o CutePDF Writer


O processo é o mesmo de uma impressão normal.




Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXIMO ”

Espitirinhas – Wilton Pontes

 Espitirinhas – Wilton Pontes Saudações amigos, a ilustração do post de hoje é uma homenagem a um blog que gosto muito de visitar, o Espitirinhas de Wilton Pontes. Histórias curtas, leves e divertidas O blog é muito bacana, o tema principal são as tirinhas sobre o Espiritismo, e mesmo que você não seja espírita talvez aprecie as histórias que são curtas, leves e divertidas, mas que nos levam a refletir sobre nosso comportamento no dia a dia, independentemente de religião. Quem é Wilton Pontes? As tirinhas são elaboradas por Wilton Pontes, que é natural de Recife e atualmente mora em Olinda PE. Wilton é graduado em design de produtos pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha na área de programação visual, webdesign e ilustrações. Ah, e também é um trabalhador do grupo espírita "Vinha de Luz". Também no Instagram e Facebook Coloquei aqui alguns exemplos das tirinhas, mas quem tiver interesse pode acessar Espitirinhas também pelo Instagram e Facebook