Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #3

AutoCADicas #3

Continuando com o tema de como proteger seu arquivo DWG de forma que quem o receba consiga ler, porém não possa adulterá-lo, hoje vamos aprender uma outra possibilidade de ‘travá-lo’. 

Conversão

Na realidade, desta vez não vamos ‘bloquear’ o DWG. Faremos uma conversão para o formato PDF.

Converter Dwg em Pdf


Mas isto protegerá o desenho?

Daí alguns poderão dizer: “isto não protegerá o desenho, uma vez que existem vários conversores de PDF para DWG ou DWF”!  


Ok, tudo bem, todavia estes softwares sempre têm alguma limitação (sobretudo em relação as curvas) o resultado jamais fica 100%, e o PDF tem uma outra vantagem: imagine que você precise enviar o projeto para um cliente que não tem o AutoCAD ou qualquer outro visualizador de DWG no micro. 

O que fazer? 

A transformação em PDF seria a solução mais fácil, já que atualmente a maioria dos computadores já tem o Acrobat Reader instalado.

Esta ‘conversão em PDF’ nada mais é do que uma 'impressora virtual'. 

O AutoCAD, a partir da versão 2007, já vem com este recurso. 

É como se fosse uma plotagem normal. Basta fazer suas configurações costumeiras e no momento de escolher a impressora, selecionar “DWG to PDF.pc3”. 

Pronto, o arquivo será gerado no diretório que você determinar.

E se meu AutoCAD for anterior a versão 2007?


Caso seu CAD seja anterior ao 2007 basta instalar algum programa que possa ser utilizado como uma impressora PDF. 


Existem vários gratuitos (PDF Machine, PDF995, PDF Factory e outros mais), eu utilizo e recomendo o CutePDF Writer


O processo é o mesmo de uma impressão normal.




Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Dia Internacional dos Contadores de Histórias

Dia Internacional dos Contadores de Histórias Saudações amigos, a postagem hoje é simultânea com o blog Simplesmente Amor .  Love Song, Legião Urbana O lance é o seguinte: desde 1991 que almejo fazer uma HQ ao estilo de ‘ Love Song ’ (álbum V da Legião Urbana), mas por um motivo ou outro acabava adiando esta atividade, porém este ano o poema de uma amiga e poetiza reacendeu a inspiração.  Dia da Poesia Era para ter postado dia 20 (data em que celebra-se o Dia da Poesia) no entanto não havia finalizado as ilustrações.   Uma história medieval Então com argumento da amiga  Tatiana Moreira , (no Dia Internacional dos Contadores de Histórias) apresento... Uma história medieval : Referências A exemplo do colega César Rosolino , mostro aqui as imagens que usei como referência para ilustrar a HQ.  Lembrando que a utilização de referências fotográficas dá aos desenhos a sensação de precisão e detalhe, além de deixá-los mais interessantes.  Muit...

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...