Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #3

AutoCADicas #3

Continuando com o tema de como proteger seu arquivo DWG de forma que quem o receba consiga ler, porém não possa adulterá-lo, hoje vamos aprender uma outra possibilidade de ‘travá-lo’. 

Conversão

Na realidade, desta vez não vamos ‘bloquear’ o DWG. Faremos uma conversão para o formato PDF.

Converter Dwg em Pdf


Mas isto protegerá o desenho?

Daí alguns poderão dizer: “isto não protegerá o desenho, uma vez que existem vários conversores de PDF para DWG ou DWF”!  


Ok, tudo bem, todavia estes softwares sempre têm alguma limitação (sobretudo em relação as curvas) o resultado jamais fica 100%, e o PDF tem uma outra vantagem: imagine que você precise enviar o projeto para um cliente que não tem o AutoCAD ou qualquer outro visualizador de DWG no micro. 

O que fazer? 

A transformação em PDF seria a solução mais fácil, já que atualmente a maioria dos computadores já tem o Acrobat Reader instalado.

Esta ‘conversão em PDF’ nada mais é do que uma 'impressora virtual'. 

O AutoCAD, a partir da versão 2007, já vem com este recurso. 

É como se fosse uma plotagem normal. Basta fazer suas configurações costumeiras e no momento de escolher a impressora, selecionar “DWG to PDF.pc3”. 

Pronto, o arquivo será gerado no diretório que você determinar.

E se meu AutoCAD for anterior a versão 2007?


Caso seu CAD seja anterior ao 2007 basta instalar algum programa que possa ser utilizado como uma impressora PDF. 


Existem vários gratuitos (PDF Machine, PDF995, PDF Factory e outros mais), eu utilizo e recomendo o CutePDF Writer


O processo é o mesmo de uma impressão normal.




Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...

Pinga ni mim

Pinga ni mim Olá amigos, hoje apresento um divertido rótulo de cachaça que bolei para os acadêmicos do curso de administração da Unifenas  (a concepção do desenho partiu dos próprios alunos).  Detalhe: o nome da bebida é autoexplicativo, rsrsrsrs.

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória O primeiro projeto que desenvolvi para a Unifenas foi a nova Biblioteca Universitária ( relembre clicando aqui ) Na época elaborei também um estudo para instalação de uma rampa destinada às pessoas portadoras de necessidades especiais. Porém ela não chegou a ser executada.  Posteriormente em 2006 refiz o planejamento para instalação desta rampa (imagem abaixo). Plataforma Elevatória Nesta mesma ocasião esbocei ainda um estudo para construção de uma plataforma elevatória de uso restrito as PPNEs (pessoa portadora de necessidades especiais) A direção da universidade optou então pela realização da segunda proposta, que só foi construída tempos depois. É pertinente informar que, toda plataforma para elevação vertical de acesso público com percurso superior a 2,00 metros, obrigatoriamente deve possuir caixa enclausurada.