Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #3

AutoCADicas #3

Continuando com o tema de como proteger seu arquivo DWG de forma que quem o receba consiga ler, porém não possa adulterá-lo, hoje vamos aprender uma outra possibilidade de ‘travá-lo’. 

Conversão

Na realidade, desta vez não vamos ‘bloquear’ o DWG. Faremos uma conversão para o formato PDF.

Converter Dwg em Pdf


Mas isto protegerá o desenho?

Daí alguns poderão dizer: “isto não protegerá o desenho, uma vez que existem vários conversores de PDF para DWG ou DWF”!  


Ok, tudo bem, todavia estes softwares sempre têm alguma limitação (sobretudo em relação as curvas) o resultado jamais fica 100%, e o PDF tem uma outra vantagem: imagine que você precise enviar o projeto para um cliente que não tem o AutoCAD ou qualquer outro visualizador de DWG no micro. 

O que fazer? 

A transformação em PDF seria a solução mais fácil, já que atualmente a maioria dos computadores já tem o Acrobat Reader instalado.

Esta ‘conversão em PDF’ nada mais é do que uma 'impressora virtual'. 

O AutoCAD, a partir da versão 2007, já vem com este recurso. 

É como se fosse uma plotagem normal. Basta fazer suas configurações costumeiras e no momento de escolher a impressora, selecionar “DWG to PDF.pc3”. 

Pronto, o arquivo será gerado no diretório que você determinar.

E se meu AutoCAD for anterior a versão 2007?


Caso seu CAD seja anterior ao 2007 basta instalar algum programa que possa ser utilizado como uma impressora PDF. 


Existem vários gratuitos (PDF Machine, PDF995, PDF Factory e outros mais), eu utilizo e recomendo o CutePDF Writer


O processo é o mesmo de uma impressão normal.




Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Pinga ni mim

Pinga ni mim Olá amigos, hoje apresento um divertido rótulo de cachaça que bolei para os acadêmicos do curso de administração da Unifenas  (a concepção do desenho partiu dos próprios alunos).  Detalhe: o nome da bebida é autoexplicativo, rsrsrsrs.

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos...

Como vencer a procrastinação nos estudos

Como vencer a procrastinação nos estudos Você senta para estudar, abre o caderno, ajeita a caneta... e só vai dar uma olhadinha no Instagram. Quando percebe, já está vendo vídeos de gatinhos, receitas que jamais vai fazer e até dancinhas que já decorou sem querer. Reconhece esse roteiro? Procrastinar nos estudos é algo que a maioria das pessoas enfrentam — e as redes sociais são verdadeiros vilões disfarçados de passatempo inocente. Mas calma ! Não precisa deletar tudo ou virar um monge offline. Com algumas estratégias simples, dá para equilibrar os estudos e as rolagens infinitas. Crie um espaço sem notificações Reserve horários específicos para estudar e, nesse tempo, silencie notificações. Vale colocar o celular no modo “Não Perturbe”, pois a ideia é simples: se o celular não chamar sua atenção o tempo todo, seu cérebro consegue relaxar e focar melhor. Dica extra : deixe o celular fora do alcance físico. Tipo, em outro cômodo da casa. Parece bobo, mas funciona de verdade. Transfor...