quinta-feira, 28 de outubro de 2010

AutoCADicas #3

                Continuando com o tema de como proteger seu arquivo DWG de forma que quem o receba consiga ler, porém não possa adulterá-lo, hoje vamos aprender uma outra possibilidade de ‘travá-lo’. Na realidade, desta vez não vamos ‘bloquear’ o DWG. Faremos uma conversão para o formato PDF.

Converter Dwg em Pdf
                Mas aí alguns poderão dizer: “isto não protegerá o desenho, uma vez que existem vários conversores de PDF para DWG ou DWF”!  Ok, tudo bem, todavia estes softwares sempre têm alguma limitação (sobretudo em relação as curvas) o resultado jamais fica 100%, e o PDF tem uma outra vantagem: imagine que você precise enviar o projeto para um cliente que não tem o AutoCAD ou qualquer outro visualizador de DWG no micro. O que fazer? A transformação em PDF seria a solução mais fácil, já que atualmente a maioria dos computadores já tem o Acrobat Reader instalado.
                Esta ‘conversão em PDF’ nada mais é do que uma 'impressora virtual'. O AutoCAD, a partir da versão 2007, já vem com este recurso. É como se fosse uma plotagem normal. Basta fazer suas configurações costumeiras e no momento de escolher a impressora, selecionar “DWG to PDF.pc3”. Pronto, o arquivo será gerado no diretório que você determinar.
                Caso seu CAD seja anterior ao 2007 basta instalar algum programa que possa ser utilizado como uma impressora PDF. Existem vários gratuitos (PDF Machine, PDF995, PDF Factory e outros mais), eu utilizo e recomendo o CutePDF Writer. O processo é o mesmo de uma impressão normal =)

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts with Thumbnails