Pular para o conteúdo principal

Headend – TV a Cabo

Headend – TV a Cabo

Ainda que tenha dado bastante trabalho, foi muito divertido projetar a obra que descreverei a seguir, principalmente porque ela despertou enorme curiosidade durante sua execução devido ao formato arredondado de sua cobertura.

Headend TV a Cabo Unifenas

Cobertura arredondada

Quem passava pela rodovia MG 179 ficava imaginando o que poderia ser aquela construção abobadada... Seria o ‘observatório astronômico’ da Unifenas? Um ponto de pouso para discos voadores? 

Os palpites eram variados e engraçados, mas na realidade tratava-se do Headend, projeto que elaborei em 2002.

Mas o que é Headend?

Headend é a central que recebe sinais via satélite, ajustando-os, isto é melhorando sua definição e decodificando-os para em seguida transmitir aos assinantes de TV, através de uma rede de cabos.

Projeto Headend TV a Cabo

 Alusão ao formato das antenas

A cobertura curva foi idéia do próprio reitor, professor Edson, que desejava fazer uma alusão ao formato das antenas. 

Após alguns estudos sobre os possíveis materiais construtivos que poderiam ser utilizados na obra, optamos por fazer uma cúpula em concreto, sobretudo porque havia na universidade uma ‘concreteira’.

Headend TV a Cabo Unifenas

Agregando outras funcionalidades

É importante registrar ainda que este projeto foi planejado “unicamente” para abrigar os equipamentos de processamento, geração e transmissão de sinais, porém acabou sendo utilizado (também) para outros fins. Isto era uma peculiaridade de algumas construções da Unifenas: obras que eram projetadas para um determinado uso, porém ao seu término eram utilizadas para outro propósito!

Ficha Técnica

Headend – TV a cabo (2002)
Área total: 167,19 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Projeto estrutural: EAEA engenheiros e Arquitetos Associados
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

  1. MILTON, SOU UM DESCONHECIDO E FUTRIQUEIRO ALHEIO MAS NESTE BLOG ENCONTREI O QUE PRECISAVA DICAS DE TAMANHA AJUDA, É UM BLOG COM UM CONTEXTO DE VIDA UMA PASSAGEM BOA DE SE LER, PARABENS PELA DEDICAÇÃO QUE MANTEM ESTE." A INSPIRAÇÃO DE UM HOMEM ESTA CONTIDA NA VIRTUDE DAQUILO QUE TENS VIVIDO".

    CORDIALMENTE
    MARCELO BARBOSA
    projeto.cia@gmail.com
    criação e desenvolvimento em projetos 2d e 3d max render vray...

    ResponderExcluir
  2. VOU TRABALHAR COM SUPORTE TÉCNICO E ADOREI TUDO O QUE ESCREVEU,ME AJUDOU A ENTENDER MELHOR A FUNÇÃO DE UM HEADEND. PARABÉNS PELA EXPLICAÇÃO ! SUCESSO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.