Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #2

AutoCADicas #2

Chegamos a mais uma seção "AutoCADicas", e desta vez vamos aprender uma outra maneira de proteger seu arquivo dwg de forma que quem o receba consiga ler mas não possa adulterá-lo. Para isso precisaremos do auxílio de uma rotina lisp.

Dicas de AutoCAD - Como travar o desenho

O que é rotina lisp?


Peraí, que negócio é esse de rotina lisp? Rotinas lisp (ou AutoLisp) são códigos de programação que facilitam muuuiiito o trabalho no AutoCAD. 


Basicamente uma lisp resume várias ações em um único comando.

Lockup

Neste caso usaremos uma rotina chamada Lockup, desenvolvida por John D. Chapman (basta pesquisar na net). 

Como fazer

Inicialmente você precisará salvá-la em alguma pasta, em seguida abra o desenho a ser ‘travado’ e renomeie o arquivo (save as), pois a ação de travamento é definitiva!

Agora no AutoCAD digite na linha de comando appload (atalho ap) e na janela que surgir procure pela rotina lockup.lsp na pasta em que você a salvou. 

Confirme clicando em load e depois em close. 

ATENÇÃO: note que aparecerá uma mensagem informando que o comando não deve ser utilizado no desenho original, pois o processo é irreversível! 

Dê ok e a rotina estará pronta para ser utilizada. Basta digitar lockup, confirmar as perguntas da linha de comando e aguardar o processo de ‘bloqueio’ do arquivo. 

Pronto seu dwg já está protegido.

(Crédito da dica: http://www.cadklein.com/)

Comentários

  1. Respeito o Post mas, consequi desbloquear os desenhos. É simples, basta ir em file, export - Salvar como .DGN, depois abrir uma nova janela no cad e ir novamente no file, inport. O desenho vai abrir como bloco, quique para editar o bloco na nova janela que vai abrir de eição basta explodir quantas vezes forem nescessárias assim que estiver tudo explodido copie o desenho antea de fechar o editor e cole em uma nova janela aberta. Pronto enganamos o Auto CAD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 'anônimo', sua observação é bem interessante. Futuramente a utilizarei em uma seção "AutoCADicas". Obrigado.
      Poderia ao menos ter se identificado para que eu coloque os devidos créditos quando postar a dica.
      Cordial abraço.

      Excluir
  2. Meu nome é Ricardo, e me sinto muito feliz em ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Excelente site,destaco
    particularmente, as dicas de Cad, pelo quel me interesso

    ResponderExcluir
  4. Eu consigo exportar o desenho para dng, logo em seguida aparece uma janela no AutoCAD me dizendo que essa operação é inválida.... o que eu faço? Preciso muito quebrar um desenho.

    ResponderExcluir
  5. Olá Glayson, o método de salvar como *.dgn foi uma dica do leitor Ricardo (que infelizmente não deixou email para contato), e eu ainda não testei este processo. Boa sorte aí.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muitíssimo Obrigado!!!

    A dica do Ricardo serviu perfeitamente.Consegui exportar o bloco como "DGN". Só na hora de encontrar a função "import" que já fica dentro da aba "insert" que demorei um pouquinho. A partir daí foi só desbloquear os layers e explodir.

    Show de bola!!

    Uma boa tarde a todos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.