segunda-feira, 27 de setembro de 2010

“Ampliação 2” da Reitoria

                Após a ‘ampliação 1’ da Reitoria da Unifenas, realizada em 2002, elaborei no ano seguinte a ‘ampliação 2’; um projeto muito maior que exigiu amplo estudo, dedicação, árduos esforços e bastante suor. Para que possam ter uma idéia, somente para a sala de reuniões foram produzidos mais de quinze estudos (que incluíam imagens em três dimensões, layouts e detalhamento do mobiliário para cada uma das versões). Chegava a sair fumaça dos dedos e cotovelo tamanha a quantidade de cliques com o mouse, rsrsrsrs. 
Ampliação dois da Reitoria da Unifenas - Milton Kennedy

                O projeto final (depois das diversas propostas) ficou com uma área aproximada de mil trezentos e cinqüenta metros quadrados distribuídos em três pavimentos da seguinte maneira: no primeiro piso, Tesouraria; no segundo piso a Assessoria de Informática; e por fim uma Sala de Reuniões (ao modo de anfiteatro) no terceiro andar.
Ampliação dois da Reitoria da Unifenas - Milton Kennedy
                O reitor, professor Edson, acompanhou cada uma das etapas da obra, desde a confecção dos primeiros croquis, à elaboração dos cronogramas e principalmente a definição dos materiais de acabamento. Uma de suas determinações era que nesta nova ampliação também fosse planejada uma pirâmide de vidro azul (semelhante à Central de Informações), porém com proporções menores.
Ampliação dois da Reitoria da Unifenas - Milton Kennedy
                O sistema construtivo adotado para a obra foi o pré moldado de concreto, sendo que todas as peças da estrutura foram produzidas na “concreteira” da própria universidade.
                Em uma futura postagem pretendo discorrer sobre as numerosas versões deste projeto, e também falarei de uma ‘terceira’ e grande ampliação da reitoria!
Ampliação dois da Reitoria da Unifenas - Milton Kennedy
Ficha Técnica
Ampliação 2 da Reitoria (2003)
Área: 1352,70 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts with Thumbnails