Pular para o conteúdo principal

Transplante Renal - HUAV

Transplante Renal - HUAV


Ainda em 2002 desenvolvi o projeto de adequação das internações da unidade de transplante renal do hospital universitário Alzira Velano

Trabalho este orientado pela renomada Dra Ana Francisca de Oliveira. 

A unidade, planejada em conformidade com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi implantada no segundo pavimento do bloco 4.

Transplante Renal Hospital Alzira Velano Alfenas MG

Curiosidade

Talvez o leitor esteja se perguntando: mas o que tem a ver a foto dos santos na imagem desta postagem? 

Há uma história muito antiga relatando que São Cosme e São Damião (284-305) teriam realizado com sucesso um transplante de perna em um homem vitimado de câncer. 

No lugar do membro doente utilizaram a perna de um etíope que havia acabado de ser sepultado (detalhe: o morto recebeu a perna do enfermo). 

Este fato serviu de inspiração a muitos artistas, que retrataram em suas pinturas os irmãos e o paciente com uma das pernas de cor negra. 

São Cosme e São Damião (patronos dos médicos) aprenderam medicina na Síria tendo praticado no Mediterrâneo e Fenícia (século III).

Findo o post com uma frase de Wilson Czerski que nos serve de reflexão: 

“Permitir que a vida de outra pessoa seja prolongada ou mesmo melhorada a sua qualidade, deve ser decorrência de uma disposição humanitária, um gesto de amor, e portanto, espontâneo.”

Comentários

  1. Olá blogueiro,
    É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
    Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados ime...

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito Muitas vezes, quando falamos em Arquitetura, a primeira imagem que vem à mente são plantas baixas, edifícios imponentes ou casas modernas e bem planejadas. Mas será que Arquitetura se resume a isso? Eu, um arquiteto que sigo um caminho fora da trilha tradicional, acredito que não. Para mim, Arquitetura é um espírito de vida, algo que vai muito além de projetos técnicos. Arquitetura como Experiência Cotidiana Arquitetura está presente em cada gesto de cuidado, em cada espaço que transformamos, em cada ambiente que moldamos para receber histórias. Ela se manifesta quando organizamos um lar para que seja acolhedor, quando pensamos na harmonia de uma praça, ou até mesmo na forma como percebemos a luz entrando por uma janela ao amanhecer. Muito Além da Técnica Não é preciso estar diante de pranchetas, softwares ou canteiros de obra para viver a Arquitetura. Ela está dentro de nós quando buscamos beleza, funcionalidade e significado ...

Onde moram as nossas tentações?

Onde moram as nossas tentações? Você já sentiu que o mundo parece um campo minado de tentações? Seja na alimentação, na ética profissional ou nos nossos relacionamentos, às vezes temos a sensação de que "o lá fora" está o tempo todo tentando nos desviar do caminho. Mas hoje, convido você a uma reflexão diferente. E se eu te dissesse que a origem dessas tentações não está nas vitrines, nas redes sociais ou nas atitudes alheias, mas sim dentro de cada um de nós? O espelho do mundo íntimo A verdade é que o que é uma tentação irresistível para um, pode ser algo totalmente indiferente para outro. Se a tentação estivesse "no mundo", ela afetaria a todos da mesma forma. O que faz alguém ceder a um impulso nocivo enquanto outro passa pela mesma situação com naturalidade? A resposta é o nosso mundo íntimo . A tentação nada mais é do que um reflexo de algo que ainda carregamos na nossa essência. É um sinalizador das nossas imperfeições e limitações que ainda precisam de cuida...