quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Transplante Renal - HUAV

                Ainda em 2002 desenvolvi o projeto de adequação das internações da unidade de transplante renal do hospital universitário Alzira Velano. Trabalho este orientado pela renomada Dra Ana Francisca de Oliveira. A unidade, planejada em conformidade com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi implantada no segundo pavimento do bloco 4.

Transplante Renal Hospital Alzira Velano Alfenas MG

                Curiosidade: talvez o leitor esteja se perguntando: mas o que tem a ver a foto dos santos na imagem desta postagem? Há uma história muito antiga relatando que São Cosme e São Damião (284-305) teriam realizado com sucesso um transplante de perna em um homem vitimado de câncer. No lugar do membro doente utilizaram a perna de um etíope que havia acabado de ser sepultado (detalhe: o morto recebeu a perna do enfermo). Este fato serviu de inspiração a muitos artistas, que retrataram em suas pinturas os irmãos e o paciente com uma das pernas de cor negra. São Cosme e São Damião (patronos dos médicos) aprenderam medicina na Síria tendo praticado no Mediterrâneo e Fenícia (século III).
                Findo o post com uma frase de Wilson Czerski que nos serve de reflexão: “Permitir que a vida de outra pessoa seja prolongada ou mesmo melhorada a sua qualidade, deve ser decorrência de uma disposição humanitária, um gesto de amor, e portanto, espontâneo.”

Já tem 1 comentário, uhuuuu!

Ministério disse...

Olá blogueiro,
É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br

Related Posts with Thumbnails