segunda-feira, 26 de julho de 2010

Reforma do Centro Cirúrgico e Obstétrico

                    A obra descrita a seguir foi um dos grandes desafios de 2002, sobretudo pelas dificuldades encontradas. Trata-se do projeto de reforma que elaborei para o bloco cirúrgico e obstétrico do Hospital Universitário Alzira Velano. Além da ampliação, o objetivo era adequá-lo às normas da ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária).
                  A maior dificuldade da equipe do DPO (e principalmente do grupo responsável pela execução da obra) era estudar uma maneira de realizar a reforma sem interromper as atividades do bloco cirúrgico, já que a legislação exige ambientes mínimos para o conveniente funcionamento desta unidade. Era essencial dar condições adequadas de circulação para médicos, pacientes e funcionários do bloco.


Reforma Centro Cirúrgico Hospital Alzira Velano Projeto Milton Kennedy

                Uma das soluções foi dividir a empreitada em etapas, isolaríamos uma área e depois a outra. Porém o grande empecilho mesmo foi planejar uma ‘vedação’ da obra em relação as partes do CCO que permaneceriam funcionando, pois haveria o surgimento de uma grande quantidade de poeira e barulho. Utilizamos então fitas adesivas nas junções dos tapumes e protegemos com lonas, além de vedantes especiais. Este recurso não foi 100% mas permitiu realizar a reforma com o menor incômodo possível. O fato de o hospital ser térreo contribuiu para a fácil entrada de materiais e saída de entulho, criamos uma circulação independente no fundo do bloco que não interferia em outras áreas.
Reforma Centro Obstétrico Hospital Alzira Velano Projeto Milton Kennedy
                Um fato importante de se ressaltar aqui é que todos envolvidos, de forma direta ou indireta, nesta reforma e adequação contribuíram de boa vontade para a sua realização (desde pedreiros, enfermeiros, faxineiros, médicos,estagiários, residentes, pacientes, eletricistas, engenheiros, arquitetos, seguranças, auxiliares, diretoria... ufa, é muita gente, perdão se esqueci alguém), enfim todos mesmos ajudaram, valeu pessoal, muito obrigado. Cabe aqui também um agradecimento especial ao plano espiritual que sempre nos auxilia em todos os momentos.
DPO: departamento de projetos e obras
CCO: centro cirúrgico e obstétrico
Ficha Técnica
Reforma, ampliação e adequação do Centro Cirúrgico e Obstétrico (2002)
Local: Hospital Universitário Alzira Velano, Alfenas-MG
Projeto de arquitetura: Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Execução: Construtora Renato Granha

Já tem 1 comentário, uhuuuu!

Enfª Fernanda disse...

Vcs são heróis.

Related Posts with Thumbnails