Pular para o conteúdo principal

Lixo no hospital

Lixo no hospital

Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos? 

Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco? 

Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos? 

História em quadrinhos

Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002, que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais.
Lixo hospitalar como manusear o lixo

Campanha de Conscientização

A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano, e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação.

Lixo hospitalar

Nota: o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte sua dúvida, faça sua crítica, o importante e bacana é conhecer sua opinião.

Comentários

  1. boa noite, quero saber se a lixeira pode ficar dentro das enfermarias com os pacientes, se na hora de recolhe-lo pode tirar ali mesmo dentro da enfermaria no meio dos pacientes operados, estou com meu pai internado num desses PSMs da vida e a lixeira fica dentro da enfermaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações caro visitante, esta situação é complicada, pois acredito que ainda não há uma lei específica que regulamente isto. O ideal seria você questionar a Vigilância Sanitária de seu município. Penso que a lixeira (branca) pode ficar junto ao leito desde que aja coleta regular, e que a cada coleta o saco seja retirado, isto é, trocado. É interessante também que exista próximo as lixeiras cartazes com instruções de uso (separação correta do lixo).
      Nosso objetivo, ao criamos a história em quadrinhos sobre o lixo hospitalar, foi orientar os usuários e funcionários do hospital a como descartar o lixo, evitando assim que lixo comum fosse parar em lixeiras de infectantes e vice versa.
      Cordial abraço e muita paz. Melhoras a seu pai.

      Excluir
    2. podem e devem ficar no local de geração, porém devem ser removidos regularmente, além disso as lixeiras devem está sinalizada e possuir tampa com acionamento no pedal para evitar contato com o paciente e comno trabalhador....Parabéns pelo trabalho, pois a conscientização ambiental é a melhor forma atingir uma gestão adequada de resíduos.

      Lins Ambiental- Gestão de Resíduos

      Excluir
  2. Olá, trabalho com PGRS de uma grande Hospital em Florianópolis-sc e gostaria muito de ver essa HQ. Seria possível?

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de ter acesso a Revista O Lixo no Hospital completa, para campanha junto aos colaboradores do HRSP - Marabá (PA). É possível? Desde já agradeço, Karla Luz (Coordenadora de Humanização) Email: humanizacao@hrspprosaude.org.br

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Milton. Eu vou fazer uma palestra em Unidades Basicas de Saude, e vi que voce fez quadrinhos sobre o descarte correto dos residuos em ambientes de saude. Gostaria de saber se voce poderia me fornecer esse quadrinhos, e se eles poderiam ser divulgados.

    Grata,
    Simone

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Milton, você disponibilizaria a Revista O Lixo no Hospital completa, para campanha sobre descarte de resíduos no Hospital Estadual Dr° Jayme Santos Neves, Vitória - ES, seria possivel? Fico no aguardo. Elisângela Germano ( Técnica em Segurança do Trabalho)Email: elisangela.silva@hejsn.aebes.org.br

    ResponderExcluir
  6. Ola Sr° Milton, trabalho em um hospital e estaremos realizando uma campanha de descarte de resíduos, será que o senhor nos foneceria os quadrinhos para usarmos na campanha? Fico no aguardo do retorno. elisangela_gs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Gostaria de saber como consigo a revista lixo no hospital completa?!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!!
    Trabalho na CCIH e gostaria de ter esse revista como faço?
    Lara

    ResponderExcluir
  9. Te falei do interesse da revista para CCIH e esqueci de deixar contato:
    lara_rabelo@hotmail.com
    Lara

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Milton,
    Gostaria de saber se teria como disponibilizar a revistinha "O Lixo no Hospital" completa para capacitação de funcionários de uma unidade de saúde em Maceió - AL. Sua enfermeiranda do Centro Universitário Tiradentes - UNIT e estou estagiando nesta unidade. Desde já agradeço a atenção. (e-mail: danielamcavalcante@gmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,
    gostaria de lhe parabenizar pela história em quadrinhos e saber se há possibilidade de disponibilizar para realização de um trabalho em CCIH.
    Desde já agradeço. email:rosianebmeira8@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá adorei a revistinha!! Trabalho na Gerência de Resíduos de um Hospital Infantil, teria como vc disponibilizar para que eu possa trabalhar na educação permanente? caso seja pago, vou querer mesmo assim. daimarmota.bio@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostaria de saber como consigo a revistinha?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, trabalho no PGRSS de um hospital aqui na grande Florianópolis, seria possível ter acesso ao material, achei muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, agradeço a visita e o elogio, no entanto a História em Quadrinhos por enquanto não está sendo comercializada. Cordial abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.