sábado, 5 de junho de 2010

Paisagismo - HUAV

           Havia preparado uma outra postagem para hoje, porém como 05 de junho comemora-se o dia ‘mundial do meio ambiente’ (e da Ecologia), julguei que esta aqui cairia melhor, além se ser uma oportunidade para falar do segundo projeto de paisagismo que desenvolvi (rsrsrsrs). Trata-se do pequeno jardim que elaborei em 2000 para a área externa entre os blocos três e quatro do Hospital Universitário Alzira Velano.
           Pacientes e funcionários já utilizavam outro espaço do hospital para tomar “banhos de sol”, no entanto o local não era adequado (já que não fora planejado para tal fim), daí o professor Edson propôs a criação de um solário. A escolha do local levou em consideração a futura reforma e ampliação da UTI, que no projeto teria aberturas voltadas para este jardim.

Projeto de Paisagismo Hospital Alzira Velano - Milton Kennedy

            O estudo foi orientado pelo professor Paulo Landgraf, e como já citei na postagem ‘praça da igreja São Pedro’, a parte mais divertida do paisagismo foi a escolha das espécies a ser plantadas no local. Tudo foi cuidadosamente pensado, (sempre sob a orientação do conceituado ‘mestre’ Landgraf), desde a utilização das pedras, que foram planejadas para ser colocadas de modo a não formar desenhos, mas sim distribuídas de maneira aleatória, simulando um ambiente mais natural, até a identificação dos espaços que receberiam luz ou sombra, pois cada planta tem  uma necessidade diferente de luz. Como o reitor tinha a intenção de utilizar grama sintética =( esta foi programada apenas para os locais de sombra.
                   Infelizmente o estudo não foi executado.

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts with Thumbnails