Pular para o conteúdo principal

Secretarias

Secretarias

Um novo prédio para abrigar a Secretaria Acadêmica era a solicitação inicial do professor Edson. 

O lugar escolhido era o grande jardim próximo a Pirâmide de vidro, de frente para o bloco 4. 

Como o local permitia um projeto maior, o Reitor optou por acrescentar ao programa outros departamentos da universidade. 

Um dos objetivos era que o acadêmico (fora do horário de aula) não precisasse entrar diretamente no corpo da instituição, todo atendimento seria feito neste novo bloco.

Projeto secretaria acadêmica universidade

Parceria

Desenvolvi o ante-projeto em parceria com a arquiteta Ana Maria Anunciação, estagiária do Departamento de Projetos e Obras na ocasião (2000). 

Planejado para dois pavimentos a edificação comportaria além da secretaria as seguintes unidades: agência bancária, tesouraria, protocolo, contas a pagar, departamento de compras e departamento pessoal.

Preservação do jardim

Uma de nossas preocupações era que a obra tomasse conta de quase todo o jardim, por isso Ana Maria elaborou um segundo estudo reduzindo as dimensões do pavimento inferior, de modo que ele funcionasse como uma espécie de grande e único pilar central. 

A nova proposta deixava grande parte do jardim livre e foi possível trabalhar melhor o paisagismo, no entanto o projeto não chegou a ser executado.

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Desprendimento pelo sono

Desprendimento pelo sono “Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6. 21) Você já percebeu quanto tempo permanecemos dormindo durante nossa vida? Já parou para fazer estas contas?  20 anos dormindo Se imaginarmos alguém que durma oito horas por noite, concluiremos que ao fazer 60 anos esta pessoa terá permanecido 20 anos de sua vida em repouso, ou seja, apenas recuperando-se do desgaste orgânico e psicológico. O espírito jamais está inativo Porém não é bem assim, nosso espírito jamais está inativo. Durante o sono apenas o corpo se acha imóvel.  Afrouxam-se, neste período, os laços entre o corpo e o espírito, que experimenta parte da liberdade que desfrutava quando desencarnado.  Intercâmbio Quando acordados interagimos com pessoas das mais diversas características morais e intelectuais.  Ao adormecer, continuamos a manter este intercâmbio, no entanto a lei de sintonia tem influência muito maior .  Lei da atração Noss...

O silêncio é nosso aliado

O silêncio é nosso aliado Olá amigos, hoje apresento outra caricatura em estilo cartoon. O bacana deste estilo é que os caricaturados ficam parecidos com um personagem de desenho animado.  E a ‘vítima’ da vez é a amiga Nicinha Fernandes . Positividade e incentivo A Nicinha é uma daquelas pessoas que acredita que tudo vai dar certo, e sempre tem uma mensagem de incentivo.  É autora do blog “ O silêncio é nosso aliado ”, que é um verdadeiro convite à reflexão e à informação.  Também é colunista do blog “Dicas de relacionamentos”, que como o título diz trata da temática "relacionamentos". Fica aí a sugestão para conhecerem estes dois blogs: O silêncio é nosso aliado Dicas de relacionamentos Caricatura como presente E se você quiser presentear um amigo com uma divertida caricatura, entre em contato e solicite um orçamento.

Feito com os pés

Feito com os pés Enquanto a maioria de nós lamenta ou deixa se abater diante das menores dificuldades da vida, uma garota de 26 anos, portadora de paralisia cerebral, é um verdadeiro exemplo de vida. Priscila de Toledo Fonseca é uma fonte de alegria. A mobilidade que lhe falta no corpo sobra no pensamento, sempre ativa e pronto a produzir coisas novas.  Quem é Priscila de Toledo Fonseca? A jovem, que reside em Belo Horizonte, é autora do livro “Poemas dedicados aos amigos”, que escreveu com o pé esquerdo com o uso do computador.  Ela ainda faz design gráfico na Universidade Estadual de Minas Gerais, estuda inglês na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, namora e é feliz. Apaixonada pela Internet Priscila também é uma apaixonada por internet, onde expõe sua outra forma de arte, a pintura, e fala de suas experiências de vida e do preconceito com o qual teve de aprender a conviver desde cedo. Pedras no caminho “ Aprendi que sempre terei muit...