Pular para o conteúdo principal

Clínica de Odonto

Clínica de Odonto

Logo que ingressei no Departamento de Projetos e Obras da Unifenas, recordo-me de uma conversa com o professor Fuad Haddad, onde ele relatava seu desejo de realizar a reforma e ampliação da Clínica de Odonto, visto que a obra era de 1986. 

Destaque

Sua idéia principal era realçar o prédio da clínica através de um acesso pelo talude que ficava de frente para o estacionamento.

A sonhada reforma foi realizada anos depois, em 1999/2000.

Clínica Odonto Unifenas - Milton Kennedy

Acessibilidade da clínica

Como havia um grande desnível entre o talude e a calçada, minha preocupação era planejar um acesso que permitisse também o ingresso de pessoas com necessidades especiais ao primeiro piso da clínica, o que foi conseguido projetando um acesso lateral em conformidade com a NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos). 

Também foi criada uma entrada independente para acadêmicos e professores.

Projeto Clínica de Odonto

Revitalização da fachada e setorização interna

Nesta reforma, além da revitalização da fachada e área externa, todo o espaço interno da Clínica Odontológica foi remodelado e ampliado com a finalidade de melhorar ainda mais o atendimento aos usuários.

E em 2008 comecei a elaborar um novo projeto de adequação da clínica, desta vez para ajustar alguns ambientes aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), todavia não tive a oportunidade de concretizar este trabalho.

Ficha Técnica

Clínica Odontológica (1999/2000)
(reforma, ampliação e revitalização da fachada)
Área total: 1233,88m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Execução: Construtora Renato Granha
Caixilharia: Vidralfenas
Local: Unifenas, campus Alfenas-MG

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Desprendimento pelo sono

Desprendimento pelo sono “Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6. 21) Você já percebeu quanto tempo permanecemos dormindo durante nossa vida? Já parou para fazer estas contas?  20 anos dormindo Se imaginarmos alguém que durma oito horas por noite, concluiremos que ao fazer 60 anos esta pessoa terá permanecido 20 anos de sua vida em repouso, ou seja, apenas recuperando-se do desgaste orgânico e psicológico. O espírito jamais está inativo Porém não é bem assim, nosso espírito jamais está inativo. Durante o sono apenas o corpo se acha imóvel.  Afrouxam-se, neste período, os laços entre o corpo e o espírito, que experimenta parte da liberdade que desfrutava quando desencarnado.  Intercâmbio Quando acordados interagimos com pessoas das mais diversas características morais e intelectuais.  Ao adormecer, continuamos a manter este intercâmbio, no entanto a lei de sintonia tem influência muito maior .  Lei da atração Noss...

O silêncio é nosso aliado

O silêncio é nosso aliado Olá amigos, hoje apresento outra caricatura em estilo cartoon. O bacana deste estilo é que os caricaturados ficam parecidos com um personagem de desenho animado.  E a ‘vítima’ da vez é a amiga Nicinha Fernandes . Positividade e incentivo A Nicinha é uma daquelas pessoas que acredita que tudo vai dar certo, e sempre tem uma mensagem de incentivo.  É autora do blog “ O silêncio é nosso aliado ”, que é um verdadeiro convite à reflexão e à informação.  Também é colunista do blog “Dicas de relacionamentos”, que como o título diz trata da temática "relacionamentos". Fica aí a sugestão para conhecerem estes dois blogs: O silêncio é nosso aliado Dicas de relacionamentos Caricatura como presente E se você quiser presentear um amigo com uma divertida caricatura, entre em contato e solicite um orçamento.

Feito com os pés

Feito com os pés Enquanto a maioria de nós lamenta ou deixa se abater diante das menores dificuldades da vida, uma garota de 26 anos, portadora de paralisia cerebral, é um verdadeiro exemplo de vida. Priscila de Toledo Fonseca é uma fonte de alegria. A mobilidade que lhe falta no corpo sobra no pensamento, sempre ativa e pronto a produzir coisas novas.  Quem é Priscila de Toledo Fonseca? A jovem, que reside em Belo Horizonte, é autora do livro “Poemas dedicados aos amigos”, que escreveu com o pé esquerdo com o uso do computador.  Ela ainda faz design gráfico na Universidade Estadual de Minas Gerais, estuda inglês na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, namora e é feliz. Apaixonada pela Internet Priscila também é uma apaixonada por internet, onde expõe sua outra forma de arte, a pintura, e fala de suas experiências de vida e do preconceito com o qual teve de aprender a conviver desde cedo. Pedras no caminho “ Aprendi que sempre terei muit...