Pular para o conteúdo principal

Clínica de Odonto

Clínica de Odonto

Logo que ingressei no Departamento de Projetos e Obras da Unifenas, recordo-me de uma conversa com o professor Fuad Haddad, onde ele relatava seu desejo de realizar a reforma e ampliação da Clínica de Odonto, visto que a obra era de 1986. 

Destaque

Sua idéia principal era realçar o prédio da clínica através de um acesso pelo talude que ficava de frente para o estacionamento.

A sonhada reforma foi realizada anos depois, em 1999/2000.

Clínica Odonto Unifenas - Milton Kennedy

Acessibilidade da clínica

Como havia um grande desnível entre o talude e a calçada, minha preocupação era planejar um acesso que permitisse também o ingresso de pessoas com necessidades especiais ao primeiro piso da clínica, o que foi conseguido projetando um acesso lateral em conformidade com a NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos). 

Também foi criada uma entrada independente para acadêmicos e professores.

Projeto Clínica de Odonto

Revitalização da fachada e setorização interna

Nesta reforma, além da revitalização da fachada e área externa, todo o espaço interno da Clínica Odontológica foi remodelado e ampliado com a finalidade de melhorar ainda mais o atendimento aos usuários.

E em 2008 comecei a elaborar um novo projeto de adequação da clínica, desta vez para ajustar alguns ambientes aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), todavia não tive a oportunidade de concretizar este trabalho.

Ficha Técnica

Clínica Odontológica (1999/2000)
(reforma, ampliação e revitalização da fachada)
Área total: 1233,88m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Execução: Construtora Renato Granha
Caixilharia: Vidralfenas
Local: Unifenas, campus Alfenas-MG

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo ca...

Estrutura metálica – Secador de café

Estrutura metálica – Secador de café Hoje trago imagens de outro projeto em estrutura metálica que desenvolvi pela Metal Lagos .  Desta vez trata-se de um galpão para instalação de secadores de café (para uma das fazendas da empresa Ipanema Coffees). Lanternim O galpão possui 12 metros de vão livre por 55 de comprimento, cobertura em arco com lanternim, e o fechamento lateral alterna telhas metálicas com translúcidas.  As diretrizes do projeto foram determinadas pelos experientes Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. Espero que apreciem, cordial abraço e até a próxima postagem.

Mezanino para caminhões

Mezanino para caminhões Saudações amigos, dando continuidade a série de estruturas metálicas hoje trago outro projeto que desenvolvi pela  Metal Lagos , empresa especializada em construções em aço. Calculado para suportar peso de caminhões Apesar do pequeno porte, o projeto foi cuidadosamente calculado pelo escritório Costa Baião Engenharia, pois tratava-se de um mezanino que suportaria o peso e movimento de caminhões.  A orientação do trabalho ficou por conta dos Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. Facilidade de montagem Neste caso, uma das vantagens do uso da estrutura metálica, foi a facilidade da montagem, já que as peças foram projetadas e executadas com tamanhos definidos e extremidades preparadas para aparafusamento, tornando o serviço bem mais rápido. Cordial abraço a todos.