Pular para o conteúdo principal

Mapoteca

Mapoteca

Uma tarefa que realizei em 1996 e 1997, juntamente com a arquiteta Márcia Toesca (estagiária na época), foi o levantamento dos blocos da Unifenas que não tinham plantas nos arquivos do departamento de projetos e obras. 

Munidos de trena, papel, lapiseira e ‘prancheta de mão’ fizemos um trabalho braçal e árduo que consistia na medição de todos os ambientes das edificações. 

Em seguida os croquis produzidos eram redesenhados em suas escalas corretas.

Projetos arquitetônicos

Organização e catalogação dos projetos

Uma outra atividade lenta e trabalhosa que desempenhamos neste período foi a organização, catalogação e arquivamento em mapoteca dos projetos do departamento de projetos e obras, pois anteriormente eram guardados enrolados em uma caixa (estando sujeitos a ação de poeira e traças). 

Todo este esforço valeu a pena, pois agilizou muito o processo de procura e conservação das plantas (visto que agora eram conservadas abertas dentro da mapoteca). A aquisição da mapoteca foi sugestão da engenheira Adelina Ramos Pereira.

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Renato Russo

Renato Russo Segunda-feira, 27 de março, Renato Russo, um dos maiores nomes do rock nacional, completaria seu 63º aniversário.  Eterno na memória dos fãs O cantor, compositor e líder da banda Legião Urbana desencarnou em 1996 com apenas 36 anos, mas através de suas canções mantém-se eterno na memória dos fãs.  E como forma de homenageá-lo elaborei esta modesta caricatura. Resumo e curiosidades dos álbuns Aqui no blog tem outras postagens sobre Renato Russo e também um resumo de cada álbum da banda, além de curiosidades que poucos conhecem. Para conferir clique em LEGIÃO URBANA . Influência das canções Ah, e para você, as canções de Renato Russo tiveram influência ou marcaram sua vida? Deixe um comentário contando como foi sua história com as canções da banda. Grande abraço a todos, saúde e paz!

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação À medida que o Natal se aproxima, algo muda ao nosso redor. O ritmo das pessoas parece desacelerar, os gestos ficam mais suaves e há uma sensação quase palpável de expectativa no ar. É como se o coração humano começasse, pouco a pouco, a se abrir para algo maior. Muitas vezes, essa data acaba sendo associada apenas a símbolos populares (como um conhecido personagem de roupas vermelhas). Mas o verdadeiro significado do Natal vai muito além dessas imagens. A espera que atravessou séculos O Natal carrega, em sua essência, a ideia da espera. Uma espera antiga, profunda e cheia de esperança. Durante séculos, homens e mulheres alimentaram a expectativa pela chegada do Messias. Essa esperança está registrada nas páginas do Antigo Testamento, nos relatos de quem ansiava pela vinda daquele que traria luz, consolo e a restauração do Reino de Deus. Quando Jesus nasceu, não foi apenas um evento histórico. Para aqueles que compreenderam a gran...