Pular para o conteúdo principal

Centro Pró-Sorriso

Centro Pró-Sorriso

O Centro Pró-Sorriso, criado no início dos anos 90, é uma clínica especializada em tratar pacientes com deformidades craniofaciais e lesões labiopalatais. 

Funcionava junto ao bloco da Clínica de Odonto, todavia com o crescimento da procura pelo atendimento surgiu a necessidade da construção de um prédio próprio. 

Foi então que em 1998 desenvolvi o projeto das novas instalações do “Centrinho”.

Projeto Centro Pró Sorriso

Programa do projeto

Concebido em dois pavimentos o projeto respeita normas da Vigilância Sanitária. 

O piso inferior foi planejado para abrigar recepção, arquivo médico, consultórios, sanitários (próprios para pessoas portadoras de necessidades especiais), sala de vídeo/reuniões e ambientes de apoio. 

Já a clínica cirúrgica, projetada para o pavimento superior, além do acesso interno, conta com um outro através de uma rampa para pessoas portadoras de necessidades especiais. 

Possue vestiários, torneiras com acionamento sem contato das mãos e demais equipamentos necessários para garantir a assepsia do ambiente. 

Foi planejada também uma sala de recuperação equipada com maca e banheiro contíguo.

Projeto Centro Pró Sorriso

Alumínio anodizado e pele de vidro para fachada

O professor Edson tinha a intenção de usar o cobre como revestimento da fachada, entretanto devido ao alto custo e a necessidade de mão-de-obra especializada este material foi substituído pelo alumínio anodizado dourado. 

Um dos destaques do prédio é a grande pele de vidro (refletivo laminado) que abraça a escada interna.

Pele de vidro

Ficha Técnica

Centro Pró-Sorriso (1998)
Área total: 400,97 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Local: Unifenas, campus de Alfenas-MG
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Estrutura metálica – Secador de café

Estrutura metálica – Secador de café Hoje trago imagens de outro projeto em estrutura metálica que desenvolvi pela Metal Lagos .  Desta vez trata-se de um galpão para instalação de secadores de café (para uma das fazendas da empresa Ipanema Coffees). Lanternim O galpão possui 12 metros de vão livre por 55 de comprimento, cobertura em arco com lanternim, e o fechamento lateral alterna telhas metálicas com translúcidas.  As diretrizes do projeto foram determinadas pelos experientes Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. Espero que apreciem, cordial abraço e até a próxima postagem.

Mezanino para caminhões

Mezanino para caminhões Saudações amigos, dando continuidade a série de estruturas metálicas hoje trago outro projeto que desenvolvi pela  Metal Lagos , empresa especializada em construções em aço. Calculado para suportar peso de caminhões Apesar do pequeno porte, o projeto foi cuidadosamente calculado pelo escritório Costa Baião Engenharia, pois tratava-se de um mezanino que suportaria o peso e movimento de caminhões.  A orientação do trabalho ficou por conta dos Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. Facilidade de montagem Neste caso, uma das vantagens do uso da estrutura metálica, foi a facilidade da montagem, já que as peças foram projetadas e executadas com tamanhos definidos e extremidades preparadas para aparafusamento, tornando o serviço bem mais rápido. Cordial abraço a todos.

Guido Ribeiro – Rádio Cultura

Guido Ribeiro – Rádio Cultura “...a saudade de momentos que estão relacionados com alguma passagem de nossas vidas só podem ser revividos através da música”. A frase acima é do locutor mais antigo da cidade de Alfenas, o sempre jovem e ainda em atividade, Guido Ribeiro.  E é ele o homenageado nesta modesta caricatura. Guido é natural de Soledade de Minas, porém é radicado em Alfenas desde 1960 e sua popularidade é tão grande que os ouvintes o reconhecem na rua.  Ele iniciou sua carreira na antiga Rádio Cultura, onde encanta os ouvintes até hoje. Uma rádio sempre ao lado do povo A propósito, esta emissora completa este ano (27/03/2012) 64 anos de fundação, uma data histórica para a radiodifusão alfenense, afinal esta rádio AM (sempre ao lado do povo) continua cumprindo sua missão até os dias atuais. Logotipo da Rádio Cultura Em 2007 (a convite do amigo Valdir Cezário) tive a oportunidade de criar o novo logotipo desta imbatível rádio, clique aqui ...