Pular para o conteúdo principal

Centro Pró-Sorriso

Centro Pró-Sorriso

O Centro Pró-Sorriso, criado no início dos anos 90, é uma clínica especializada em tratar pacientes com deformidades craniofaciais e lesões labiopalatais. 

Funcionava junto ao bloco da Clínica de Odonto, todavia com o crescimento da procura pelo atendimento surgiu a necessidade da construção de um prédio próprio. 

Foi então que em 1998 desenvolvi o projeto das novas instalações do “Centrinho”.

Projeto Centro Pró Sorriso

Programa do projeto

Concebido em dois pavimentos o projeto respeita normas da Vigilância Sanitária. 

O piso inferior foi planejado para abrigar recepção, arquivo médico, consultórios, sanitários (próprios para pessoas portadoras de necessidades especiais), sala de vídeo/reuniões e ambientes de apoio. 

Já a clínica cirúrgica, projetada para o pavimento superior, além do acesso interno, conta com um outro através de uma rampa para pessoas portadoras de necessidades especiais. 

Possue vestiários, torneiras com acionamento sem contato das mãos e demais equipamentos necessários para garantir a assepsia do ambiente. 

Foi planejada também uma sala de recuperação equipada com maca e banheiro contíguo.

Projeto Centro Pró Sorriso

Alumínio anodizado e pele de vidro para fachada

O professor Edson tinha a intenção de usar o cobre como revestimento da fachada, entretanto devido ao alto custo e a necessidade de mão-de-obra especializada este material foi substituído pelo alumínio anodizado dourado. 

Um dos destaques do prédio é a grande pele de vidro (refletivo laminado) que abraça a escada interna.

Pele de vidro

Ficha Técnica

Centro Pró-Sorriso (1998)
Área total: 400,97 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Local: Unifenas, campus de Alfenas-MG
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Memórias de um suicida

Memórias de um suicida Saudações amigos, hoje apresento uma rápida ilustração que fiz inspirada em um livro que terminei de ler há poucos dias, “Memórias de um suicida”, uma obra escrita em linguagem culta e rebuscada, com narrativas fortes, porém esperançosas. Camilo Castelo Branco Neste livro, o renomado escritor português, Camilo Castelo Branco, descreve à médium Yvonne Pereira, com detalhes impressionantes, sua dolorosa experiência após a desencarnação pelo suicídio. Leitura envolvente e emocionante Apesar do tamanho da obra (são mais de 500 páginas) a leitura é envolvente e emocionante.  O autor espiritual além de descrever as consequências do suicídio, narra ainda os trabalhos de socorro aos desencarnados, o planejamento da reencarnação nas colônias, a educação no plano espiritual, enfim a misericórdia de Deus para com os suicidas. Convite a vida Um livro que é um convite à vida e à luta contra esse mal tão comum.  E a  exemplo da postagem ( Voltou, mas esq...

Os anjos também amam...

Os anjos também amam... Em novembro passado, o amigo Juvêncio Veloso pediu-me que ilustrasse um poema de sua amiga Tatiana Moreira.  Inspiração imediata Quando li o texto imediatamente ‘pintou’ a inspiração para uma HQ. A história em quadrinhos foi publicada no blog Simplesmente Amor , contudo achei legal mostrá-la aqui também. Simplesmente Amor Sirvo-me igualmente desta postagem para sugerir uma visita aos sites desta poetiza: Simplesmente Amor e Artes & Poesias , onde vocês poderão conhecer todo o ‘talento com as palavras’ que a Tatiana possui. Quem sabe em 2011 surjam novos trabalhos desta parceria.

Guido Ribeiro – Rádio Cultura

Guido Ribeiro – Rádio Cultura “...a saudade de momentos que estão relacionados com alguma passagem de nossas vidas só podem ser revividos através da música”. A frase acima é do locutor mais antigo da cidade de Alfenas, o sempre jovem e ainda em atividade, Guido Ribeiro.  E é ele o homenageado nesta modesta caricatura. Guido é natural de Soledade de Minas, porém é radicado em Alfenas desde 1960 e sua popularidade é tão grande que os ouvintes o reconhecem na rua.  Ele iniciou sua carreira na antiga Rádio Cultura, onde encanta os ouvintes até hoje. Uma rádio sempre ao lado do povo A propósito, esta emissora completa este ano (27/03/2012) 64 anos de fundação, uma data histórica para a radiodifusão alfenense, afinal esta rádio AM (sempre ao lado do povo) continua cumprindo sua missão até os dias atuais. Logotipo da Rádio Cultura Em 2007 (a convite do amigo Valdir Cezário) tive a oportunidade de criar o novo logotipo desta imbatível rádio, clique aqui ...