Pular para o conteúdo principal

Centro Pró-Sorriso

Centro Pró-Sorriso

O Centro Pró-Sorriso, criado no início dos anos 90, é uma clínica especializada em tratar pacientes com deformidades craniofaciais e lesões labiopalatais. 

Funcionava junto ao bloco da Clínica de Odonto, todavia com o crescimento da procura pelo atendimento surgiu a necessidade da construção de um prédio próprio. 

Foi então que em 1998 desenvolvi o projeto das novas instalações do “Centrinho”.

Projeto Centro Pró Sorriso

Programa do projeto

Concebido em dois pavimentos o projeto respeita normas da Vigilância Sanitária. 

O piso inferior foi planejado para abrigar recepção, arquivo médico, consultórios, sanitários (próprios para pessoas portadoras de necessidades especiais), sala de vídeo/reuniões e ambientes de apoio. 

Já a clínica cirúrgica, projetada para o pavimento superior, além do acesso interno, conta com um outro através de uma rampa para pessoas portadoras de necessidades especiais. 

Possue vestiários, torneiras com acionamento sem contato das mãos e demais equipamentos necessários para garantir a assepsia do ambiente. 

Foi planejada também uma sala de recuperação equipada com maca e banheiro contíguo.

Projeto Centro Pró Sorriso

Alumínio anodizado e pele de vidro para fachada

O professor Edson tinha a intenção de usar o cobre como revestimento da fachada, entretanto devido ao alto custo e a necessidade de mão-de-obra especializada este material foi substituído pelo alumínio anodizado dourado. 

Um dos destaques do prédio é a grande pele de vidro (refletivo laminado) que abraça a escada interna.

Pele de vidro

Ficha Técnica

Centro Pró-Sorriso (1998)
Área total: 400,97 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Local: Unifenas, campus de Alfenas-MG
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Pinga ni mim

Pinga ni mim Olá amigos, hoje apresento um divertido rótulo de cachaça que bolei para os acadêmicos do curso de administração da Unifenas  (a concepção do desenho partiu dos próprios alunos).  Detalhe: o nome da bebida é autoexplicativo, rsrsrsrs.

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos...

Como vencer a procrastinação nos estudos

Como vencer a procrastinação nos estudos Você senta para estudar, abre o caderno, ajeita a caneta... e só vai dar uma olhadinha no Instagram. Quando percebe, já está vendo vídeos de gatinhos, receitas que jamais vai fazer e até dancinhas que já decorou sem querer. Reconhece esse roteiro? Procrastinar nos estudos é algo que a maioria das pessoas enfrentam — e as redes sociais são verdadeiros vilões disfarçados de passatempo inocente. Mas calma ! Não precisa deletar tudo ou virar um monge offline. Com algumas estratégias simples, dá para equilibrar os estudos e as rolagens infinitas. Crie um espaço sem notificações Reserve horários específicos para estudar e, nesse tempo, silencie notificações. Vale colocar o celular no modo “Não Perturbe”, pois a ideia é simples: se o celular não chamar sua atenção o tempo todo, seu cérebro consegue relaxar e focar melhor. Dica extra : deixe o celular fora do alcance físico. Tipo, em outro cômodo da casa. Parece bobo, mas funciona de verdade. Transfor...