Pular para o conteúdo principal

Biotério

Biotério

Em fevereiro de 1998 iniciei os estudos para elaboração do projeto do novo biotério da universidade. 

A idéia do Reitor, professor Edson, era construir um biotério central, maior e climatizado para produção, manutenção e utilização de pequenos animais em experimentações biológicas.

Para tanto fiz uma visita ao biotério da universidade de Ribeirão Preto SP, com intuito de pesquisar e colher o máximo de informações para a concepção deste projeto.

Biotério

Ante-projeto

No ante-projeto, com área aproximada de 290,00 m², foram previstos área administrativa, espaços equipados com caixas isoladas onde os animais seriam criados, áreas climatizadas destinadas às diversas etapas de criação, sala para quarentena, espaço destinado à lavagem e esterilização das gaiolas, bicos e outros instrumentos, estoque de rações, maravalha, produtos de limpeza e estantes, vestiários, e demais instalações de suporte.

No entanto o projeto chegou a ser executado... as imagens desta postagem fazem parte da fase de estudos...

Biotério

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Lavador de carros

Lavador de carros Conforme citei em outras postagens ( clique aqui para recordar ) além dos projetos arquitetônicos da Unifenas desenvolvi ainda vários layouts, seja para salas de departamentos, salas de aula, mobiliários na biblioteca particular do Reitor, e até disposição dos equipamentos de lavador de carros.  Sendo este realizado em 1998 , na garagem central da universidade. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte sua dúvida, faça sua crítica, o importante e bacana é conhecer sua opinião.